Polimerização em fase gasosa em leito fluidizado

O mercado para polietileno e polipropileno é muito competitivo, mesmo em meio à crescente demanda. Os players envolvidos na polimerização desses químicos precisam, cada vez mais, encontrar meios para melhorar a eficiência do processo e os tempos de campanha, oferecendo vantagem competitiva em um mercado em que ganhos e perdas podem ser medidos em centavos na tonelada produzida. 

Superar taxa de alta ciclagem e resíduo de polímeros

As válvulas usadas em certos tipos de processos de polimerização, como reator de leito fluidizado (em fase gasosa), normalmente têm ciclos de 200 mil a 400 mil vezes por ano; frequentemente, a uma taxa bastante rápida de 2-3 segundos. Taxas de alta ciclagem e altas velocidades causam considerável estresse e exigências sobre a válvula e o atuador.

Apesar da taxa de alta ciclagem e do estresse do processo, é essencial que as válvulas operem com precisão e segurança por longos períodos de tempo. O mercado exige produtos limpos e de alta qualidade. Se as válvulas não funcionarem de modo excelente, ocorrerão efeitos adversos em termos de qualidade e desempenho da planta, trazendo mais problemas nas etapas seguintes. Simplesmente, as válvulas que não funcionarem bem em uma longa campanha reduzirão a qualidade e provocar�o paradas.

Os fluidos contendo resina, catalisadores não reagidos e possivelmente partes irregulares de polímeros representam outra origem de falha das válvulas. A deposição desses elementos, principalmente atrás da cavidade da esfera, causará o emperramento das válvulas. Em casos extremos, o acúmulo de catalisador agregado provoca vazamento das válvulas e incêndios perigosos com a exposição do produto químico ao ar.

Duração comprovada

A Metso tem desenvolvido válvulas e atuadores especialmente para aplicações exigentes. Mediante comprovação de superar os desafios apresentados pela taxa de ciclo elevada, recomendamos as válvulas esfera com sede metálica à prova de polímeros e atuadores de alto ciclo para essas aplicações exigentes.

A sede metálica à prova de polímeros impedirá que os polímeros penetrem atrás da sede visando mitigar o emperramento da válvula. Como a sede mantém contato permanente com a esfera, ela limpa qualquer acúmulo a cada ciclo. Testes em laboratório e de campo têm demonstrado que a válvula proporciona maior eficiência do processo, reduz o tempo de parada e os custos associados à manutenção.

Nosso controlador inteligente de válvula on-off Switch Guard  foi desenvolvido para ciclos elevados e aplicações on-off críticas ao processo. O sistema pneumático de alta capacidade nos atuadores da Metso produz cursos de rápida duração, sem precisar de boosters ou escapes rápidos, reduzindo os custos de hardware e números de pontos potenciais de falhas.

Desempenho comprovado ao longo do tempo

Nossos produtos testados em campo fornecem precisão e segurança além das expectativas, mantendo seu processo eficientemente em operação por mais tempo do que o esperado. Aumente o intervalo entre paradas de manutenção – nós podemos ajudá-los nisto. Precisão após 400 mil ciclos – nós podemos garantir. Melhoria nas condições de segurança em seu processo – nós podemos proporcionar isto também.