Craqueamento catalítico (FCC)

O processo de craqueamento é um dos mais rentáveis nas refinarias atualmente. No entanto, altas temperaturas e fluidos corrosivos podem rapidamente transformar um processo rentável em um terrível pesadelo devido ao tempo de inatividade por toda a fábrica. Sendo uma dependência para os processos downstream, a confiabilidade torna-se primordial no FCC. 

Erosão e abrasão causadas por finos de catalisadores

Todas as etapas do processo FCC (conversor, gás de combustão, fracionador principal, regeneração e recuperação de vapor) apresentam diferentes desafios que exigem soluções específicas. No entanto, todos exigem resistência à erosão, precisão de controle, rangeabilidade e confiabilidade incontestável, principalmente em locais de segurança crítica.

As lamas usadas no processo de FCC são erosivas. As válvulas com projeto insatisfatório ou que usam materiais de construção inferiores ao ideal sofrerão rápido desgaste, causando condições perigosas e paradas não planejadas.

Microestrutura, revestimentos e projeto da sede fazem a diferença entre tempo operacional e o de indisponibilidade

O processo de FCC é quente e abrasivo. Para alcançar o melhor desempenho e tempo operacional, nosso foco está em fornecer a seleção exata do material correto e materiais de revestimento dos internos. Nosso projeto de sede exclusivo comprova a redução no depósito de sólidos e mantém a operação segura das válvulas por mais tempo do que da concorrência.

A Metso tem desenvolvido válvulas para aplicações severas por mais de 50 anos. Essa experiência contribui para a criação de eficiência operacional que minimiza as despesas com catalisadores. Além disso, e de modo mais crítico, as válvulas suportam o teste de campanha, permitindo que as refinarias operem seguramente e em conformidade com as normas ambientais.

A Metso fornece válvulas para projetos de FCC tradicionais que comprovadamente operam em condições extremamente erosivas. Nossa empresa também trabalha com refinarias inovadoras para readaptar unidades de FCC em FCC residual, que exigem a superação de desafios de matéria-prima mais pesada e todas as condições de serviço mais extremas.

Precisão e confiabilidade nas aplicações mais exigentes

Na Metso, seu investimento é nossa responsabilidade. Fornecemos válvulas para aplicações severas, fabricadas para proteger a integridade de seu processo e aumentar a produtividade e segurança.

  • Aumento no tempo operacional em condições de erosão extrema
  • Segurança
  • Economia de tempo e dinheiro com a conversão simples para posicionadores digitais inteligentes
  • Parceiro confiável para a readaptação de unidades FCC

Elimine erosão e abrasão. Maximize o tempo operacional e o rendimento no processo de craqueamento

Craqueamento catalítico fluido é um processo exigente, porém com alto potencial de rentabilidade. Saiba mais sobre como a Metso pode ajudá-lo a otimizar o retorno sobre investimento de seu FCC.

Link para o relatório de aplicações (em inglês)

Link para o blog FlowExpert, Modernização de posicionadores de válvula para unidade FCC sem transtorno (em inglês)

Link para o blog FlowExpert, Como eliminar a erosão e abrasão causadas por finos de catalisadores na FCCU (em inglês)