Areia fabricada para concreto e asfalto

A diminuição dos depósitos de areia natural torna a areia fabricada uma opção viável. Mesmo quando a areia natural está prontamente disponível, a areia britada demonstra-se superior em termos de formato e consistência.

A areia para concreto de alta qualidade é um recurso natural em escassez

Os depósitos de areia natural e cascalho estão diminuindo, e a utilização também é restringida pela legislação. Ao mesmo tempo, a demanda por agregados é crescente, mas as fontes de areia fluvial são disponíveis cada vez em menor quantidade e mais afastadas do mercado consumidor, especialmente em áreas densamente povoadas. Altos custos de transporte frequentemente tornam seu uso uma opção inviável economicamente.

Mesmo quando a areia natural está disponível, variações em sua qualidade representam um desafio para os produtores de concreto. A qualidade da areia natural frequentemente não é consistente nem na umidade, nem na curva de gradação. Essa inconsistência precisa ser compensada pelo aumento da quantidade de cimento na mistura do concreto.

Fabricação de areia de qualidade consistente com o britador VSI Barmac

Quanto mais cúbica, arredondada e consistente for a areia, melhor será o seu desempenho em concreto e asfalto. Enquanto a maioria dos outros britadores VSI usa peças metálicas para britar a rocha, o VSI Barmac utiliza uma camada de rochas na máquina para britar a si mesma. Essa ação de britagem e moagem autógena proporciona o menor custo por tonelada de qualquer método de britagem por impacto. A alta velocidade da britagem por impacto obtida com o VSI Barmac melhora a robustez e o formato do material.

Os britadores de impacto VSI Barmac oferecem benefícios exclusivos para a fabricação de areia. A curva de gradação pode ser controlada por uma ampla gama de velocidades periféricas do rotor e cascateamento do material na câmara de britagem. Outro grande benefício é a qualidade homogênia do produto final ao longo de toda a vida útil das peças de desgaste.

Melhoria da qualidade do concreto

Os indicadores de desempenho fundamentais na indústria concreteira são a viabilidade, a resistência mecânica e os custos de produção. Areia de alta qualidade é o componente que os influencia da maneira mais significativa.

5-15%

Maior resistência mecânica compressiva com areia manufaturada

5-10%

Economia em cimento devido à alta qualidade da areia

10-30%

Mais vendável para produtores de agregados