Adsorção por oscilação

A adsorção, seja de pressão ou vácuo, é o foco do lucro dos fabricantes de gás industrial. Quanto mais longo e mais eficiente este processo for, mais produtiva e rentável será a planta. Interrupções no abastecimento de gases, como hidrogênio, nitrogênio e oxigênio, é um fato inaceitável para você, para seus clientes e para nós. 

Confiabilidade permanente

Para manter os processos de adsorção por oscilação operando, as válvulas devem superar precisamente uma série de desafios de aplicação e estresses do processo. Embora as válvulas tenham uma aparência externa similar, poucas irão proporcionar vedação estanque bidirecional e rápidas velocidades de curso necessárias para mais de um milhão de ciclos.

A oscilação entre adsorção e dessorção exige válvulas com ciclos de 2 a 4 vezes por minuto, a uma velocidade de curso inferior a um segundo.  Dadas as exigências de tempo operacional, é comum que as válvulas tenham um ciclo de mais de um milhão de vezes por ano e tenham que funcionar precisamente entre os intervalos de manutenção programada. Isso exige válvulas extremamente confiáveis para mais de um milhão de ciclos e superação de estresse e desgaste na válvula e no atuador. O desgaste prematuro da válvula ou a perda de torque do atuador provoca perda na qualidade dos resultados, ou pior, uma parada de manutenção não programada ou condições de risco à segurança.

A press�o diferencial deste processo apresenta outra série de desafios. As válvulas devem ter vedação estanque bidirecional para impedir vazamentos que possam impactar negativamente a qualidade do produto final. A qualidade também sofre em decorrência de falta de precisão de posicionadores de válvula. De qualquer modo, apesar de todo o estresse, as válvulas e os atuadores do processo de adsorção por oscilação devem operar seguramente por mais de um milhão de ciclos, o que não é uma tarefa fácil.

As válvulas e atuadores de ciclos elevados da Metso passam no teste de tempo

A Metso, em parceria com alguns produtores de gás industrial no mundo, enfrenta os desafios apresentados pela adsorção por oscilação tanto de pressão quanto de vácuo. O resultado de nossa equipe em campo colaborando com os desenvolvedores e processadores de sistema é uma oferta ampla de produtos e serviços que ajudam a alcançar os objetivos de crescimento de longo prazo.

As válvulas e atuadores de ciclos elevados da Metso comprovadamente prolongam o tempo operacional das unidades de adsorção por oscilação. Graças ao extenso departamento de Pesquisa e Desenvolvimento e a relação com os processadores, a Metso é capaz de desenvolver várias tecnologias que permitem que válvulas e atuadores operem precisamente por mais de um milhão de ciclos. Fornecemos posicionadores e controladores que permitem o monitoramento detalhado e a otimização das configurações do processo, aumentando a qualidade e a produção.

Nossos especialistas em serviço dão assistência na coleta de dados para que sua fábrica esteja à frente, com uma visão abrangente das condições de seu processo e das válvulas e atuadores em uso. Esses dados nos permite estabelecer uma estratégia de manutenção preditiva para seu processo operar por mais tempo, evitar a necessidade de uma manutenção não programada e reduzir o tempo da manutenção programada.

Confiabilidade permanente para processos de adsorção

A Metso fornece produtos mais do que confiáveis. Sua empresa terá um parceiro completo de soluções que lhe proporcionará vantagem competitiva em confiabilidade, precisão, eficiência e tempo operacional do processo.

  • Aumento do tempo operacional e de lucro
  • Objetivos de qualidade e produção alcançados
  • Visão do processo e redução dos custos de manutenção
  • Melhoria na segurança e redução de problemas ambientais
  • Suporte global em campo 24/7
  • Melhores produtos e operação garantida por experientes representantes de vendas e serviço

Integre a Metso em sua equipe campeã

O diferencial da Metso está em nossa experiência em aplicações e o compromisso com a melhoria contínua, nosso setor de Pesquisa e Desenvolvimento e a colaboração com indústrias parceiras. Saiba como nossa experiência e conhecimento podem dar suporte à missão de sua fábrica.

Link para o catálogo: Soluções em controle de fluxo para aplicações com gás industrial (em inglês)

Link para o blog FlowExpert, Desempenho através de parceria (em inglês)