Share to Facebook Share to Twitter Share to Twitter More...

Como as soluções globais da Metso estão mudando a indústria de mineração de hoje

A Metso continua a ser uma líder no setor de mineração por buscar novas tecnologias e estratégias. Ela lançou uma nova gama de bombas de descarga de moinhos com recursos melhorados que atendem à moderna indústria de mineração atual.

Esta é uma adaptação do artigo "Como as soluções globais da Metso estão mudando o setor de mineração de hoje", originalmente publicado na revista Pump Engineer, edição de outubro de 2016. O autor do artigo original é Sarah Schroer.

Embora a Metso  já tenha uma linha de bombas de polpa, as novas bombas MDM (metal duro) e MDR (revestida de borracha) são as mais recentes adições a sua completa gama de bombas de polpa de serviço pesado e as primeiras que são projetadas especificamente para serviços e aplicações de descarga de moinhos. A nova bomba de descarga de moinho, mais bem conhecida como a bomba MD, incorpora recursos e benefícios que se encarregam da aplicação mais agressiva em um circuito de moagem de minério, que também é a aplicação mais concentrada e mais abrasiva para uma bomba em uma mina. Na descarga do moinho, a polpa é mais abrasiva e geralmente está em sua mais elevada concentração e volume. O desgaste elevado é normal para este serviço; ele requer uma bomba muito grande e robusta, tornando-a um grande consumidor de energia. É o coração do circuito de moagem da mina.

Apesar de a bomba poder ser usada para quaisquer aplicações de serviço pesado com polpa , ela é projetada primariamente para aplicações em mineração no lado posterior ao processo de moagem, onde ocorre a britagem primária do minério. Por esta razão, a bomba MD é projetada especificamente para lidar com alta abrasão. Ela é grande em tamanho a fim de lidar com grandes volumes de polpa e manter a velocidade de rotação tão baixa quanto possível.

Projetada para a mineração moderna

Parâmetros de projeto especiais foram adotados para esta nova linha de bombas, já que os moinhos e britadores na indústria de mineração atual são muito maiores do que antes. Hoje eles devem processar muito mais terra para obter a mesma quantidade do minério desejado. Em consequência, as bombas precisam ser maiores. A linha MD da Metso é projetada em função do dimensionamento atual dos moinhos a fim de  adaptar eficientemente a vazãotípica.

A nova linha apresenta um projeto hidráulico consistente que se baseia em uma velocidade de entrada máxima de 5,5 m/s, a qual ajuda a reduzir a quantidade de desgaste das bombas e lhes proporciona uma capacidade operacional mais longa. A nova linha também possui uma proporção de aspecto mínima definida, a qual torna as bombas ligeiramente maiores, diminui sua velocidade e lhes dá vida útil mais longa. Tipicamente, em aplicações para bombeamento de lama o desgaste aumenta pelo quadrado da mudança da velocidade. Quanto mais rápido ela trabalha, mais rápido os componentes de desgaste irão falhar. Do mesmo modo, quanto mais devagar ela funciona, maior a expectativa de vida útil das peças de desgaste. Com a nova linha de bombas MD, os clientes obtêm o melhor produto disponível.

O que diferencia as bombas da Metso de seus concorrentes é o moderno critério de projeto: a Metso foi além de combinar e relançar tecnologia baseada em projetos anteriores. Sua solução é mais eficiente, mais durável e reduz os custos operacionais. Junto com a economia de energia, o consumo de água também foi reduzido – graças sas bombas seladas. Os dois custos mais elevados em uma mina são água e energia; com isso em mente, a nova linha MD foi projetada para minimizar o consumo desses recursos, desse modo baixando o custo por tonelada do minério processado.

A bomba MD ostenta as mais elevadas eficiências totais, resultando em um processo com menor consumo de energia, maior vida útil e maior tempo produtivo para o usuário final. Adicionalmente, o cliente recebe uma análise operacional abrangente que considera múltiplos fatores a fim de oferecer a melhor solução possível.

Padrões de alta qualidade

Metso realiza revisões abrangentes de engenharia e qualidade em todos os seus projetos, tanto a partir de um ponto de vista técnico, como da cadeia de fornecimento. Um modelo de negócio de ‘manufacturing lite’ é usado, significando que a Metso conta com uma extensa cadeia global de fornecimento, em oposição a ter grandes fábricas. As peças acabadas feitas conforme nosso projeto, desenhos e especificações são então verificadas por ambos, o fornecedor e a Metso.

A Metso possui extensas instalações para testes para suas bombas em Sala, Suécia. Todas as bombas que são fabricadas ali podem ser testadas de acordo com ambas as normas do Hydraulic Institute e ISO 9906 para testes de desempenho hidráulico. O conceito do projeto da Metso é abrangente, com segurança e qualidade como partes fundamentais do processo.

Produtos relacionados