Publicado mai 19, 2017

Importante economia com o software PlantTriage

A Mondi Syktyvkar tornou-se a primeira empresa russa de celulose e papel a implantar o software Expertune PlantTriage da Metso, que irá garantir uma redução significativa no consumo de produtos químicos e na rápida identificação de gargalos na produção.

A Mondi Syktyvkar é uma das principais empresas mundiais no setor de celulose e papel e a maior produtora de papel na Rússia. A empresa é especializada na fabricação de papel de escritório e offset, papel jornal e cartão com capa superior. 

Uma produção de celulose estável depende da configuração adequada dos circuitos de controle. Com a instalação de uma grande quantidade de válvulas shut-off e de controle em um importante projeto de investimento, a Mondi Syktyvkar reavaliou seu método de analisar o status em seu sistema de controle e equipamentos de campo.

“Nossa fábrica de papel está em contínua evolução. Em 1969, foram lançadas as primeiras caldeiras Kamyr no setor de caldeiras e branqueamento da fábrica e, em 2009, implantamos o projeto STEP – o maior projeto de investimento já feito no setor de celulose e papel da Rússia nos últimos 30 anos”, disse Yury Isaev, Chefe do Serviço Central para Automação e Metrologia (CSAM) na planta Syktyvkar do Grupo Mondi.

“O projeto incluía a modernização completa da produção, e a introdução destes circuitos de controle de grandes proporções exigiu outro método de análise de operação dos equipamentos e dos sistemas de controle. Para se ter uma boa visibilidade e garantir a operação adequada destes equipamentos, decidimos implantar o PlantTriage”, concluiu Yury Isaev.

O PlantTriage é um sistema de auditoria usado para avaliar e aprimorar o desempenho da fábrica. Na Europa e nos Estados Unidos, este software já vem sendo usado amplamente, porém este projeto representa o primeiro a ser implantado em uma empresa de celulose e papel na Rússia.

Maior desempenho

O projeto de reconstrução e desenvolvimento STEP foi um marco importante, não apenas em termos de história da fábrica, mas também para o setor de celulose e papel nesse país. A opção por implantar o projeto na fábrica Syktyvkar foi bem natural, tendo em vista que sua equipe de gestão tem se empenhado na otimização dos processos de produção da fábrica e na modernização de suas instalações por mais de meio século. É através destas medidas que a empresa obterá a vantagem competitiva tão necessária de um produto final de alta qualidade e, consequentemente, alta demanda no mercado.

A introdução de novos equipamentos permitiu o aumento da produtividade e apresentou outros desafios para as operações da planta relacionados aos controles do processo.

Substituir válvulas em larga escala é um procedimento que envolve alta compatibilidade técnica e requer ajustes rápidos e precisos de todos os circuitos de controle. A configuração correta dos circuitos garante um processo de produção estável, com o mínimo de desgaste do atuador. Portanto, a implantação do projeto STEP exigiu a aplicação de um novo método de análise de status dos equipamentos. Os especialistas da Metso apresentaram à gerência da Syktyvkar a oportunidade de instalar o pacote do software PlantTriage, que reduziria os custos operacionais e aumentaria o desempenho da planta ao eliminar os gargalos no momento oportuno.

“A primeira vez que vimos este produto foi em uma apresentação feita em nossa matriz. Seguindo uma perfeita deliberação por parte de nossa equipe de gestão, decidimos implantar este software em nossa planta”, recordou Yury Isaev.

“Uma das características específicas deste projeto é o fato de ser a primeira vez que se implanta um pacote de software não apenas na Mondi Syktyvkar, como em todo o Grupo Mondi”, concordou Dmitry Fedoseev, Chefe do CSAM. 

Três etapas na implantação do software

Quando a Syktyvkar lançou o projeto para otimizar suas instalações de produção, foi muito importante identificar corretamente os objetivos para os principais indicadores de desempenho para avaliar os resultados.

“Antes de qualquer atividade de implantação, os especialistas da Metso fizeram uma visita e coletaram dados sobre o estado de nosso sistema de gestão e circuitos de controle. Esses dados foram usados para analisar todos os gargalos que poderiam ser minimizados ou eliminados pelo sistema PlantTriage”, continuou Dmitry Fedoseev.

A implantação do sistema de software foi dividida em três etapas: instalação da plataforma, serviços de instalação do sistema e a subsequente melhoria contínua da análise de dados recebidos.

“Primeiramente, coletamos dados técnicos com o sistema de software operando em modo de escuta para monitorar temporariamente todas as operações e processos da planta. Em seguida, analisamos os dados”, explicou Oleg Eremenko, Diretor de Equipamentos de Campo da Metso, sobre o processo de implantação do sistema.

Na etapa de instalação do sistema, os especialistas da Metso aplicaram atividades de treinamento para os funcionários que trabalhariam com o software. Dessa forma, foi criado um grupo de especialistas. O escopo de conhecimento do grupo abrangeu todo o processo de produção, monitorando a operação de todos os equipamentos de campo e os especialistas do APCS (Sistema automáticos dos controles do processo) envolvidos no ajuste dos circuitos de controle e nas modificações do software.

“Nossa equipe de especialistas é supervisionada por um engenheiro de processo, que faz a análise de dados e, quando necessário, ajustes do circuito são realizados em conjunto com os especialistas de oficina e engenheiros do APCS. Naturalmente, todo este trabalho é conduzido em cooperação com a Metso. Contamos com um sistema especial que permite operações remotas realizadas pelos especialistas da Metso e nosso pessoal no local. Isso garante a manutenção completa de todo nosso histórico de serviço”, acrescentou Dmitry Fedoseev.

“Mantemos uma comunicação constante com os especialistas da Metso. A Metso fez tudo de acordo com nossas necessidades sendo um cliente russo. O sistema PlantTriage está sendo usado por nossos operários e supervisores”, disse o Chefe do CSAM na Syktyvkar.

Certamente, extensivas consultorias e o compartilhamento de conhecimento entre os especialistas têm contribuído para que a gerência da planta melhore a eficiência dos processos de produção. Isso só foi possível com a detecção oportuna de manutenção necessária ou substituição de componentes críticos, a otimização do sistema de gerenciamento e o estabelecimento das principais tarefas de interação do processo. O resultado obtido foi o aumento na estabilidade de todos os processos que, por sua vez, melhorou a qualidade dos produtos, reduziu os custos gerais e aumentou a produtividade.

Eficiente processo de produção

Ocasionalmente, os requisitos aplicados às matérias-primas e produtos finais mudam; por isso, a constante supervisão das operações da planta torna-se eficaz. A rápida identificação das principais causas de interrupção no processo diminui o tempo de resposta para falhas não planejadas no atuador e garante a otimização de todo o processo de manutenção.

“Esta eficiente ferramenta permite identificar qualquer problema 24 horas por dia avisando onde uma falha pode ocorrer e mostrando a origem de anormalidades operacionais. As mudanças na terceira geração de equipamentos já ocorreram”, observou Yury Isaev.

“Graças ao uso do PlantTriage, a planta já identificou e removeu uma série de gargalos no processo de produção. Isso permitiu o reparo e a substituição de várias válvulas, bem como certas modificações para controlar as configurações e ajustes de circuitos”, acrescentou um especialista da Metso.

Produção de polpa com qualidade estável e o mínimo de produtos químicos

Antes de implantar o PlantTriage, a planta Syktyvkar também recebeu um sistema APC (Controle Avançado de Pocessos) para o controle de qualidade.   Este é um sistema de alto nível que recebe dados dos analizadores e outros dispositivos na oficina. Com o uso de modelamento preditivo do controle de processos, o sistema identifica os indicadores que devem ser implantados através do sistema APC, ou seja, em um nível inferior, as etapas que devem ser tomadas para garantir a melhor qualidade do produto ao custo mais baixo dos produtos químicos e outros recursos.

“Nossa prioridade é o rendimento de polpa com qualidade estável e a redução dos agentes de branqueamento, como dióxido de cloro. Uma das características específicas e mais complexas do sistema PlantTriage é que seus resultados não podem ser facilmente demonstrados. No entanto, este é um sistema eficiente por melhorar a operação do sistema APC”, comentou Dmitry Fedoseev sobre as funções dos dois sistemas.

Quando corretamente configurados, os circuitos de controle devem reduzir vibrações e desvios padrão. Por sua vez, a operação estável dos circuitos proporciona um fluxo de trabalho mais suave e facilita a dosagem de químicos e, assim, alcançar o rendimento desejado. Além disso, o PlantTriage detecta falhas nos circuitos ou defeitos na operação automática dos mesmos. Isto acontece, por exemplo, no caso de se dimensionar incorretamente uma válvula ou tubulação. Os dados obtidos também são usados para gerar cronogramas para reparos preventivos, revisões e substituições de equipamentos mensalmente.

“A redução no desvio padrão de alvura de 0,7 para 0,3 na produção de celulose de fibras longas permitiu uma importante economia anual em produtos químicos”, comentou Oleg Eremenko sobre os resultados da implantação do sistema.

“Tudo está voltado para nossos clientes; assim, podemos trabalhar melhor, com níveis de produção mais elevados e melhor qualidade”, concluiu Yury Isaev.

Sobre o STEP

A modernização avaliada em 545 milhões de Euros das instalações de produção da Syktyvkar, na Rússia, foi o maior projeto de investimento na história da empresa. Este também é o maior projeto de modernização já realizado no setor de celulose e papel da Rússia nos últimos 30 anos. O foco dos trabalhos foi intensificar a qualidade do produto, aumentar a capacidade de produção e melhorar a eficiência interna. Agora, servindo de modelo de uma moderna fábrica integrada de celulose e papel, a Mondi Syktyvkar combina tecnologia de produção de última geração com rigorosas normas ambientais e de segurança. Algumas áreas que se beneficiaram com o investimento foram o pátio de madeira, que passa a ter uma capacidade anual de 4 milhões de m3 de madeira, e a completa modernização do processamento de polpa e maquinários para produzir papel de escritório e offset e cartão. A capacidade de produção anual de celulose e papel ultrapassou os 20%, para 900 mil toneladas de polpa e mais de 1 milhão de tonelada de papel e celulose de mercado. Ao mesmo tempo, as mais modernas tecnologias ecológicas reduziram substancialmente as emissões e o consumo de matéria-prima.

Sobre a Mondi

Na Mondi, os produtos protegem e preservam tudo o que é importante.

A Mondi é um Grupo internacional de embalagem e papel, com mais de 25 mil funcionários em mais de 30 países. Suas principais unidades se localizam na Europa central, Rússia, América do Norte e África do Sul. A empresa oferece mais de 100 produtos em embalagem e papel, personalizados em mais de 100 mil diferentes soluções para clientes, consumidores finais e usuários finais industriais, em contato com a vida de milhões de pessoas todos os dias. Em 2015, a Mondi faturou 6,8 bilhões de euros e obteve retorno sobre capital empregado de 20,5%.

O Grupo Mondi está totalmente integrado na cadeia de valores de embalagem e papel, desde o gerenciamento de florestas e a produção de celulose, papel e compostos plásticos até o desenvolvimento de soluções eficazes e inovadoras em embalagens industriais e ao consumidor. As tecnologias e produtos inovadores da Mondi podem ser encontrados em várias aplicações, inclusive componentes higiênicos, embalagens da linha stand-up pouch, sacos de cimento reforçados, caixotes inteligentes e papel de escritório. Os principais clientes da Mondi estão nos setores automotivos, edificação e construção, produtos químicos, alimentos e bebidas, cuidado pessoal e doméstico, médicos e farmacêuticos, conversão de embalagem e papel, produtos para animais de estimação e impressão de escritório e profissional.

A Mondi possui uma estrutura de dupla denominação para cotação na bolsa, e uma listagem primária na JSE Limited para Mondi Limited sob código do ticker MND e uma listagem Premium na Bolsa de Valores de Londres para Mondi plc, sob o código do ticker MNDI.

Para a Mondi, uma atuação sustentável é um bom negócios e faz parte do modo de trabalhar da empresa todos os dias. A Mondi tem estado no FTSE4Good Index Series desde 2008 e no índice de Investimentos socialmente responsáveis (SRI) da JSE desde 2007.

Vídeos recentes

Produtos relacionados