Share to Facebook Share to Twitter Share to Twitter More...

Boliden Kylylahti reduz custo das pecas de desgate em suas plantas

Upgrades de britadores diminuem custos de peças de desgaste nas operações de britagem da Boliden Kylylahti e na planta de concentração de Luikonlahti. Plantas de concentração cortaram significativamente seus custos com peças de desgaste e melhoraram sua rentabilidade instalando novos britadores com peças padrões.

Apesar de a mina de cobre Kylylahti da Boliden ter um tempo de vida estimado de quatro anos remanescentes, foi vantajoso para a planta de concentração atualizar seus britadores de mandíbula e cônicos dos anos 1960 pelos modelos mais recentes da Metso em um processo acelerado de instalação.

Gerente de Manutenção Timo Kaariaho (centro) e Gerente da planta de Concentração Janne Laukkanen da planta de concentração da Boliden Kylylahti discutem detalhes da instalação dos britadores com o Gerente de Manutenção em Campo da Metso Matti Salminen (esquerda).

 “Juntos com a metsonós calculamos que o britador de mandíbula C130 e o britador cônico GP330 novos foram um bom investimento para nós. Com nosso minério abrasivo, eles nos ajudarão a cortar os custos de peças de reposição de nosso britador. A economia terá um impacto notável sobre nossos custos totais da unidade da mina”, estima Janne Laukkanen, Gerente de Moagem da planta de concentração da Boliden Luikonlahti.

De acordo com Timo Kaariaho, Gerente de Manutenção, os novos britadores ajudarão a mina a assegurar operações contínuas e confiáveis, com segurança e melhora da manutenção.

“Devido ao desgaste abrasivo do minério, os ajustes do britador devem ser feitos frequentemente, e nos antigos britadores, isso tinha de ser feito manualmente. Com os novos modelos, os ajustes podem ser controlados rapidamente e com segurança graças a um sistema de ajuste hidráulico. Até peças de desgaste únicas podem ser trocadas rapidamente”, explica Kaariaho.

Upgrade acelerado de britadores

Desde a decisão de investimento para a instalação na planta de concentração da Boliden Kylylahti, o projeto de upgrade inteiro do britador levou apenas um pouco mais de três meses, e a instalação real levou quatro dias. Gerente de Vendas da Metso Minerals para o sul da Finlândia, Timo Sarvijärvi, fez os cálculos de rentabilidade do upgrade para a mina.

A planta de Tampere da Metso fabricou os britadores em dois meses. O trabalho real de instalação levou apenas quatro dias e pôde ser efetuado em conjunto com a troca do revestimento do moinho.

No final da semana, a equipe da Boliden desmantelou os antigos britadores de mandíbula Lokomo MK120C e britador cônico Ernest Thällman de 5½ pés que foi fabricado na Alemanha Oriental. Na noite de domingo, 6 equipes de instalação da Metso extremamente capazes entraram em ação no local de trabalho.

O gerente de manutenção de campo Matti Salminen assegura que a instalação do britador cônico GP330 seja feita de acordo com o plano.

Depois que as fundações do britador foram finalizadas, o britador de mandíbula C130 e a tremonha de alimentação pesando aproximadamente 40 toneladas foram içados usando um guindaste móvel e deslocados de lugar na planta de britagem primária, a qual está localizada em uma ladeira. O britador cônico GP330 de 15 t usado para britagem fina foi içado na planta de britagem em duas partes.

Na terça-feira, a Metso completou todo seu trabalho principal relacionado à instalação do britador. A Boliden tomou conta do trabalho elétrico e conectou os britadores aos sistemas de alimentação e esteira transportadora.

Partida dos britadores na quarta-feira, produção na sexta-feira

Na quarta-feira, a planta de concentração já foi capaz de testar os britadores, e na quinta-feira a energia foi conectada eos primeiros blocos de minério foram alimentados no processo. A produção real começouexatamente conforme programada na manhã de sexta-feira.

Na planta de concentração de Luikonlahti, o minério de cobre proveniente de Polvijärvi é britado em dias úteis das 6 da manhã às 10 horas da noite. A mandíbula do C130 é ajustada com 100–120 mm e ele tritura cerca de 250 toneladas por hora.

O minério é britado em partículas mais finas com britadores cônicos (GP330) secundário e terciário, almejando atingir tamanho de partículas de 10 mm. Devido à natureza abrasiva do minério, o GP330 possui mais opções para otimizar as peças de desgaste e obter economia com isso.

Menores partículas de minério para moagem

A meta da Gerente da Planta de Concentração Janne Laukkanen é atingir partículas menores do que antes para a moagem com o novo britador fino GP330 da Metso.

“Com os britadores antigos, o tamanho das partículas de minério encaminhadas para a moagem era de 12 mm, e nós agora queremos reduzir isso para 10 mm. Graças ao menor tamanho de partículas do moinho, nós podemos reduzir nossos custos de cominuição e também reduzir ligeiramente nossos custos de eletricidade com a britagem”, diz Laukkanen.

A planta de concentração de Boliden Kylylahti processa atualmente 750.000 toneladas de minério por ano. O minério contém cerca de 1,4% de cobre, 1,0 g/t de ouro e 0,6% de zinco. A planta produz concentrados de cobre e zinco. Os concentrados são usados pelas próprias plantas da companhia – o concentrado de cobre é usado na fundição Harjavalta e o concentrado de zinco na fundição Kokkola.

“Os volumes de produção permanecerão os mesmos, embora os novos britadores permitam que aumentemos nossa capacidade, se necessário. Novos recursos minerais são explorados todo o tempo, e a Boliden é, de fato, uma exploradora de minérios ativa na Finlândia”, diz Laukkanen.

Produtos relacionados