Share to Facebook Share to Twitter Share to Twitter More...

Sucesso da areia fabricada na Noruega

Em 2008, a pedreira norueguesa Velde Pukk tomou uma decisão ousada: investir em um processo único e completo de areia manufaturada, utilizando a tecnologia de classificação a ar. Hoje, em estreita colaboração com a Metso, a pedreira opera uma fábrica de areia de grande sucesso, atendendo às indústrias de concreto e asfalto da região com areia manufaturada de alta qualidade.

Gerida por três irmãos, Harald, Egil e Reidar Velde, a Velde Pukk opera uma pedreira altamente sustentável e eficiente, e produz areia industrial, concreto pré-misturado e asfalto. Os elementos-chave do sucesso da pedreira incluem o tipo correto de rocha, um sistema sofisticado de controle da planta, uma logística eficiente e um laboratório de P&D de propriedade da empresa. 

Localizada nos arredores da cidade petrolífera norueguesa de Stavanger, a Velde Pukk é pioneira na produção de areia fabricada na Noruega e Europa. Globalmente, o único processo comparável que faz uso do fracionamento de areias finas e fabricação a seco por classificador a ar é encontrado nos EUA. 

"Mesmo considerando a planta de produção de agregados o coração de nossas operações, preferimos ser chamados de parque industrial e não de pedreira. Com o investimento que fizemos em areia manufaturada, mudamos nosso foco de fornecedor de agregados para solucionador de problemas", diz o diretor-gerente Egil Velde. 

"Quando falamos de areia manufaturada, tudo se resume a umidade consistente, gradação e formato. Depois de muitos testes, agora podemos dizer com confiança que a Velde Pukk pode atingir com precisão a gradação que nossos clientes exigem para a produção de asfalto e concreto".

"O futuro dos agregados de cimento"

O formato superior das partículas, curva granulométrica consistente e flexibilidade para equilibrar a mistura de areia com os finos classificados a ar, com precisão e de acordo com as necessidades do cliente, são os principais benefícios da areia manufaturada. 

Os produtores locais de cimento em Stavanger conseguiram uma economia de cimento de até 10-15% usando areia manufaturada. Na produção de elementos de concreto pré-tensionado, a areia manufaturada também proporciona um endurecimento mais rápido em comparação com a areia natural. 

A Spenncon, produtora regional de elementos de concreto pré-tensionado, sediada em Stavanger, fez a mudança de areia natural para a areia manufaturada pela Velde Pukk em agosto de 2009 e, desde então, usou cerca de 5.000 toneladas por mês. A planta avalia a mudança como totalmente positiva. 

"Com base na experiência adquirida na fabricação de elementos de concreto, podemos realmente ver que o futuro dos agregados na indústria de concreto é a areia manufaturada. Ela apresenta qualidade constante e estável, e proporciona melhor controle da produção de elementos", diz Tore Aasen, gerente de planta da Spenncon. 

De acordo com a Aasen, a planta agora requer 10% menos cimento para a produção de concreto. 

"Além disso, os elementos pré-tensionados agora atingem alta resistência 30 minutos mais cedo do que quando se utiliza areia natural. Isso tem um impacto positivo em nossa produtividade", acrescenta.

Produtos relacionados