Share to Facebook Share to Twitter Share to Twitter More...

Sarpav adota revestimentos de borracha para caçambas e aumenta a disponibilidade

Atuar na área da mineração extraindo o máximo de rentabilidade das operações em um momento em que o setor ainda passa por um período de retomada de investimentos é o desafio para centenas de empresas.

Pensando na melhor produtividade e na qualidade de suas operações, a Sarpav, uma das empresas da Divisão de Agregados do grupo Equipav, e que está entre as principais fornecedoras de areia britada e britas para o setor da construção civil, escolheu os revestimentos em borracha para caçambas da Metso para garantir o melhor funcionamento de seus caminhões e reduzir o período de paradas para a manutenção.

Com uma resistência quatro vezes maior do que as placas de aço, ainda muito utilizadas pela indústria, a solução é formulada com borracha Trellex, uma marca registrada da Metso Corporation, um revestimento capaz de absorver os esforços de cada ponto do ciclo de trabalho do caminhão. “O revestimento instalado nos caminhões da Sarpav tem como objetivo maximizar a disponibilidade da frota e a produtividade, sobretudo reduzir os altos custos com reparos e manutenção”, explica o especialista de suporte de produtos da Metso, Fernando Antônio.

“Desenvolvido para dissipar e absorver a energia cinética do impacto dos materiais, o revestimento protege e conserva a caçamba, além de beneficiar outros elementos do caminhão como rolamentos, transmissão, pneus e chassi, além de reduzir em 20% o custo com manutenção e com equipamento danificado”, destaca o executivo da Metso. Com isso, os caminhões fazem menos paradas para a manutenção e a substituição de peças também é reduzida em 15%.

No caso da Sarpav, o revestimento de borracha está instalado em caminhões de médio porte, modelos Radon RK430, com capacidade para até 30 toneladas de carga. “Já percebemos uma redução significativa no número de manutenção que fazíamos em nossa frota. As trocas de revestimento de caçamba aconteciam a cada 4 mil horas, hoje estamos com quase 10 mil horas – um ganho de 125% - e o revestimento apresenta pouco desgaste. Antes da instalação tínhamos dúvida se as placas resistiriam ao transporte de pedras maiores (matacos), o que até o momento se mostra possível”, explica o gerente de produção da Sarpav, Luciano Neri. 

Além disso, as placas de desgaste absorvem o choque dos impactos melhor do que o aço, sendo possível atenuar o ruído de 10 a 15 decibéis, o equivalente a reduzir o ruído em 50%. “É possível sentir a diferença até dentro da cabine dos caminhões. Notamos a diminuição do ruído e das vibrações, e uma melhora imediata na condição e na qualidade de trabalho de nossos operadores”, afirma Neri.

A indústria entende que os constantes impactos e pressões da carga e descarga de materiais pesados e abrasivos podem causar danos na estrutura e no caminhão como um todo, além de na maioria das vezes serem onerosos. Seu custo por tonelada aumenta com cada parada desnecessária para reparos e manutenção. Foi pensando em diminuir essas paradas que a Sarpav decidiu adquirir as soluções Metso para básculas de caminhões, assegurando a preservação de patrimônio e melhorando toda a cadeia de transporte de cargas da companhia.

Produtos relacionados