Share to Facebook Share to Twitter Share to Twitter More...

Pedreira Guaravera aumenta em 40% a produção com automação sob medida da Metso

Sistema implantado no britador primário aumentou a produção em 40%, eliminando gargalos na linha de britagem, proporcionando maior homogeneidade à produção, além de um melhor controle sobre o processo

Instalada no município de Ibiporã, na região metropolitana de Londrina, no Norte do Paraná, a Pedreira Guaravera sempre se destacou pelo foco em produtos de maior qualidade e valor agregado, direcionando seu atendimento às concreteiras da região, que demandam uma brita com maior cubicidade e rigoroso controle da faixa granulométrica. Essa filosofia norteou a configuração de sua linha de britagem, que contava até recentemente com um britador cônico no estágio secundário e um britador VSI no terciário. “Apesar de obtermos um material homogêneo na granulometria, isto gerava muitos finos no processo e representava um problema para nossa operação devido à falta de demanda por esse produto no mercado”, explica Rodrigo Bastos, sócio-diretor da Guaravera.

A solução para o problema foi a substituição do britador VSI por um modelo HP 400, deslocando o britador cônico antigo do estágio secundário para o terciário,  “Entretanto, o britador primário, de mandíbulas, ficou pequeno demais para nossa operação e começou a representar um gargalo para o processo”, ele completa.

Segundo Bastos, a atual situação do mercado não recomendava investimentos em um novo britador primário. Mais uma vez, a Metso ofereceu a solução ao propor a automação da planta de britagem, que representava uma boa alternativa em termo de custo benefício. No princípio, o executivo resistiu à ideia por considerá-la inadequada para um setor que processa um material muito bruto e cuja mão de obra possui baixa qualificação, mas logo ele mudou de opinião.

A tecnologia adotada consiste basicamente na instalação de sensores que são conectados a um sistema de automação que controla a alimentação da britagem, gerencia a descarga dos caminhões na moega e monitora a temperatura dos mancais do britador. Por meio de um painel localizado na cabine de controle, o operador monitora todo o processo e, além disso, o sistema gera relatórios sobre a operação e produção. “Implantamos o sistema em busca de maior produtividade e ganhamos benefícios adicionais, como um padrão único no material produzido, independente da habilidade do operador que está na cabine, e um conjunto de informações que nos dá confiabilidade para a tomada de decisões”, destaca Bastos.

“Com a assistência técnica da Metso, a implantação do sistema foi rápida e tranquila, possibilitando um aumento de cerca de 40% na produção do britador primário."

Sobre a Guaravera

Com know-how apurado a Pedreira Guaravera possui amplo conhecimento do mercado de pedra britada e de seu público graças à experiência e capacitação de sua equipe.
Além de alta qualidade de seus produtos e com duas unidades industriais (Ibiporã e Guaravera), sua localização privilegiada garante rapidez no transporte a um custo baixo.
A Pedreira Guaravera possuí laboratório de solos, onde periódicamente realiza ensaios para atestar a qualidade de seus produtos.

Produtos relacionados