Share to Facebook Share to Twitter Share to Twitter More...

Julio & Julio aposta em revestimentos de caminhões para reduzir seus custos em 30%

O Grupo Julio & Julio escolheu os revestimentos de caminhões da Metso para reduzir os custos operacionais e melhorar o desempenho de sua frota de caminhões na pedreira de São Domingos, em Sorocaba, Brasil. Este investimento é estimado para reduzir os custos operacionais em 30% a longo prazo.

A Pedreira São Domingos tem a capacidade de produzir cerca de 1.200.000 toneladas de brita por ano e está localizada em uma área de 1.500.000 m² em Sorocaba, no interior de São Paulo. A Julio & Julio estava procurando por uma solução que atendesse as especificações exigidas pelo mercado atual, além de seguir rigorosamente os termos das leis que garantem menor impacto ambiental.

"O mercado de agregados no Brasil está mostrando mudanças positivas, os clientes estão buscando modernizar suas plantas e equipamentos na esperança de reduções significativas de custos. Os revestimentos de borrachas para caminhões fazem uma grande diferença nesse sentido, e a Julio & Julio percebeu seus benefícios, não só para a caçamba do caminhão, mas também para o caminhão como um todo. No segmento de agregados, temos várias aplicações com nossos revestimento de caminhão, e os clientes estão mostrando grande satisfação com o produto ", diz André Misael, Gerente Nacional de Vendas da Metso. 

"A solução de revestimento de caminhão de borracha de alto desempenho proporcionará à pedreira maior flexibilidade de manutenção, reduzindo o tempo de inatividade da frota e aumentando a produtividade", diz Ricardo Bonadia, Gerente Industrial do Grupo Julio & Julio. “Buscamos a redução dos nossos custos operacionais e a solução da Metso atende as nossas necessidades. Esperamos uma redução de custos de 30% a longo prazo. Além de ser uma companhia referência no setor”, explica. 

O revestimento instalado nos caminhões maximiza a disponibilidade e a produtividade da frota, reduz o ruído durante o carregamento e descarregamento, melhora o conforto do condutor e mantém a preservação da suspensão do caminhão. A percepção do ruído pode ser reduzido em 50% ou mais e a redução do impacto e vibrações em 95%. Outra vantagem do revestimento do caminhão de borracha é a sua composição modular. Quando há necessidade de substituição é possível trocar apenas os módulos avariados. 

Bonadia também destaca a vida útil dos revestimentos do caminhão. “Os revestimentos de borracha da Metso geralmente duram quatro vezes mais do que revestimentos de aço. Antes, usávamos chapas de aço com uma vida de desgaste de aproximadamente 2.000 horas, e o caminhão exigia uma parada para manutenção de 2 ou 3 dias devido ao número de soldas. Colocamos todos estes detalhes na balança quando optamos pelos revestimentos de borracha”, continua. 

"Em alguns clientes, nossos revestimentos de caminhões de borracha têm histórico de trabalhar mais de 12.000 horas sem nenhuma intervenção para manutenção, tornando o investimento ainda mais viável. Muitos clientes estão interessados neste produto porque pode gerar uma redução significativa no investimento de compra das básculas novas, substituindo as utilizadas habitualmente, revestidas em aço, por caçambas simples, gerando um custo significativamente menor ao longo do tempo ", diz Felipe Bilbau, engenheiro de vendas da Metso.

Produtos relacionados