O modelamento com exatidão melhora o planejamento estratégico de longo prazo

Características

Para manter a rentabilidade de longo prazo e mitigar os riscos, é importante compreender como a variabilidade no depósito irá afetar a operação. Atingir essa meta requer um entendimento de como o processo se comporta para diferentes tipos de minérios e a distribuição destes tipos de minérios ao longo do corpo mineral.

Integrando as disciplinas de geologia, mineração e metalurgia, nossa solução de modelamento geometalúrgico o ajuda a desenvolver estratégias proativas de operação da mina à planta como uma função da variabilidade do minério.

Um modelamento geometalúrgico eficaz requer dados de caracterização do minério de boa qualidade e conhecimento de como essas propriedades afetam o desempenho do processo. No âmago de nosso serviço, GeoMetso™ fornece um elo automatizado entre a origem do minério e o desempenho da planta. Como resultado, os modelos preditivos e o modelo geotécnico de blocos são automaticamente atualizados em tempo real.

Volumes de minério são rastreados continuamente da mina ao processo usando a tecnologia SmartTag™ e os dados associados de desempenho da planta são coletados a partir do sistema de controle. Esses dados são comparados automaticamente com as predições do modelo e atualizados no modelo de blocos em tempo real. Como resultado, o modelo de blocos é continuamente atualizado e refinado com dados reais da planta, eliminando a necessidade de dispendiosos testes adicionais de caracterização do minério. Além disso, ele melhora a exatidão e as capacidades preditivas do modelamento geometalúrgico.

Benefícios

  • Melhoria da reconciliação e planejamento estratégico de longo prazo
  • Predição precisa do desempenho futuro
  • Determinação da relação ideal de resultado e teor de corte
  • Otimização de estratégias de blend na alimentação de minérios
  • Predição da necessidade de aquisições de novos equipamentos com antecedência
  • Previsão antecipada de alimentação de tipos de minérios para ajuste das condições operacionais
  1. Domínios minerais são definidos com base em testes preliminares de caracterização do minério.
  2. Modelos geometalúrgicos preditivos e específicos são desenvolvidos para cada estágio (desmonte, cominuição, concentração).
  3. SmartTags™ são usados para rastrear continuamente minérios provenientes da mina ao longo do processo, e os dados reais de desempenho da planta (produtividade, recuperação, teor) para aquele minério são coletados do sistema de controle da planta.
  4. Os dados reais da planta são automaticamente comparados com as predições do modelo e atualizados no modelo de blocos usando o software SmartTagTM em tempo real.
  5. O modelo de blocos é continuamente atualizado e refinado com dados reais da planta para melhorar a exatidão e as capacidades preditivas do modelamento geometalúrgico.

Soluções e serviços relacionados

Produtos vistos anteriormente