Otimização da câmara de britagem

Cada processo de britagem é único, e seu desempenho consiste de uma ampla gama de fatores. Se o seu desafio é operação suave, consumo de potência e energia ou padrão de desgaste de peças, nossos especialistas em otimização de câmaras de britagem estão prontos para levar seu britador a um patamar superior.

O desempenho do seu britador está abaixo do esperado?

Picos de potência. Má qualidade do produto final. Desgaste desigual de peças. E no pior caso, falha prematura dos componentes do britador. Esses são apenas alguns dos desafios típicos que os operadores de britadores enfrentam. Se não forem solucionados, esses problemas acarretarão grandes perdas de lucro.

Na Metso, nós levamos em consideração tudo isso quando projetamos uma nova câmara de britagem ou melhoramos uma existente, e encontramos a melhor solução para você.

Utilização total do potencial do britador com uma câmara de britagem otimizada

A meta típica na otimização de câmaras de britagem é maximizar a vida útil das peças de desgaste do britador, resultando em menos trocas de peças de desgaste e menos paradas de produção. Outras metas são aumentar a capacidade de britagem e diminuir o consumo de energia sem colocar em risco os seus componentes, capacitando nossos clientes a operar com menor custo por tonelada.

A otimização é especialmente benéfica para britagem de alto volume, em que soluções sob medida possibilitam o aumento da produção. Para desenvolver câmaras de britagem ideais, a Metso usa software de simulação controlada por computador de última geração, o qual foi desenvolvido internamente durante várias décadas.

Utilizando essa ferramenta, levando em conta suas experiências e aplicando nosso profundo conhecimento de britadores, as metas de produção estabelecidas serão atingidas.

5 etapas da otimização da câmara de britagem:

  1. Coleta de dados: O processo de otimização tem início com a coleta de dados. Nossos peritos efetuam uma auditoria para identificar fatores primários de sua planta, como graduação de alimentação, amostras de materiais, consumo de energia, levantamento do perfil tipico de desgaste e ajustes do britador. Desse modo, todos os fatores necessários de seu processo são levados em conta.
  2. Análise: Em seguida, esses dados são analisados cuidadosamente e o potencial para melhorias é identificado. Nossa rede de centros de competência enfoca a simulação do processo de britagem, características do material, potencial de melhoria e benchmarking global.  
  1. Reengenharia: O know-how global da Metso é utilizado para a reengenharia dos componentes necessários em relação à metalurgia, simulação e engenharia da câmara de britagem.
  2. Fabricação: Peças de desgaste do britador melhoradas são então fabricadas na rede global de fundições da Metso a fim de obter o controle total da cadeia produtiva. Isso assegura qualidade coerente, encaixe perfeito e alta disponibilidade.
  3. Acompanhamento: Após a entrega, o comportamento dos novos componentes é monitorado intensamente para comprovar o aumento da capacidade, maior vida útil ao desgaste e menor custo por tonelada.

Essas etapas são repetidas para desenvolvimento contínuo de longo prazo.

Estudo de caso: Capacidade aumentada e elevada economia nos custos de energia

Em um projeto recente de otimização de câmara de britagem efetuado pela Metso no local da mina, o desenho da câmara de britagem reprojetada incluia recursos específicos para o cliente a fim de prevenir picos de pressão e força de britagem excessiva. Os segmentos côncavos foram fundidos usando três ligas diferentes a fim de otimizar o tipo de gradiente, a resistência à abrasão e a ductilidade, necessária para cada fileira de revestimento.

A zona de afogamento da nova câmara de britagem foi ajustada para a posição ideal, e o fluxo de materiais finos através da cavidade foi resolvido. Uma maior produtividade pôde ser obtida com um excêntrico menor, assim como um reduzido risco de compactação, graças à câmara de britagem mais equilibrada.

Os seguintes resultados foram obtidos:

500 MWh

em economia anual de eletricidade

Picos de potência

menores e em menor quantidade

Custos baixos

por tonelada britada

10% maior

capacidade de britagem