Saúde e segurança

Priorizar a saúde, a segurança e o bem-estar dos nossos funcionários, clientes e parceiros em todas as nossas operações é fundamental na Metso.

A saúde, o meio ambiente e a segurança (SMS) são uma parte essencial de tudo o que fazemos

Promovemos ativamente a igualdade de oportunidades e a diversidade. Treinamos nossos líderes para motivar o pensamento de sustentabilidade e vincular os objetivos individuais com a sustentabilidade. Priorizar a saúde, a segurança e o bem-estar dos nossos funcionários, clientes e parceiros em todas as nossas operações é fundamental para todos na Metso.

Na Metso, nosso objetivo é garantir um ambiente de trabalho seguro para nossos funcionários. Acreditamos que a combinação entre atitude correta, decisões certas e ações adequadas. A segurança de classe mundial também é um sinal de qualidade. Empresas seguras são empresas produtivas. É por esse motivo que todos os funcionários da Metso devem participar ativamente da eliminação ou controle dos fatores que podem ameaçar a saúde, a segurança e o bem-estar.

Acreditamos que todos os acidentes podem ser evitados. É por isso que nossa meta a longo prazo é de zero incidentes de trabalho. Nosso objetivo de segurança do trabalho a curto prazo é uma frequência de acidentes com perda de tempo (LTIF) inferior a um. A LTIF reflete o número de acidentes que resultam na ausência de, pelo menos, um dia de trabalho por milhão de horas trabalhadas. 

A saúde, o meio ambiente e a segurança (SMS) são elementos essenciais em todas as nossas atividades. Priorizar a saúde, a segurança e o bem-estar dos nossos funcionários, clientes e parceiros é fundamental para todos na Metso. Também exigimos que nossos parceiros e subcontratados cuidem das questões de saúde e segurança no trabalho em suas operações.

Organizamos globalmente diversas atividades internas de SMS para sensibilizar e treinar nosssos funcionários, incluindo módulos de saúde e treinamento de segurança e os programas de e-learning Metso Safety e de treinamento em SMS locais, como as campanhas de Pacto de Segurança em 2013, 2014 e 2015. 

Somos certificados pelas normas ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001. Um total de 26% de nossas operações relevantes possui a certificação ISO 14001, 22% a certificação OHSAS 18001 e 66% a ISO 9001. Essa cobertura é calculada pelo número de funcionários que trabalham nas instalações certificadas.

 

Leia mais sobre nossos objetivos de sustentabilidade.

Política de Saúde, Meio Ambiente e Segurança (SMS)

A política de SMS da Metso forma os pilares da nossa segurança. Ela determina que o cumprimento das leis e regulamentos aplicáveis ​​seja apenas um requisito mínimo e que nós nos esforçamos para que o desempenho de nossas operações seja superior às regras e regulamentos.

A política de SMS da Metso apoia o desenvolvimento de um ambiente de trabalho seguro, saudável e bem gerido, e exige que todos adotem um comportamento SMS adequado e sigam as regras e instruções acordadas em todas as nossas atividades diárias. Ela também estabelece o nosso compromisso de criar soluções, produtos, inovações e serviços sustentáveis para ajudar nossos clientes a melhorar sua segurança e desempenho ambiental.

Leia sobre nossa Política de SMS.

Função de auditoria interna de SMS

A Metso continua desenvolvendo sua cultura de segurança, concentrando-se em práticas de auditoria de SMS. O processo de auditoria apoia nossas unidades para que cumpram nossas normas mínimas de segurança e busquem as melhores práticas em nossas operações diárias. Ela também permite o compartilhamento global das melhores práticas.

As auditorias de SMS acompanham globalmente as boas práticas nos locais de operação da Metso. São também uma ferramenta para acompanhar o ritmo de implementação das nossas práticas, como as normas mínimas de segurança. Nosso auditor interno de SMS visita anualmente dezenas de locais e identifica as ações relacionadas à SMS para melhorar a segurança em nossas instalações locais. Além disso, a ferramenta de autoavaliação de SMS da Metso apoia o desenvolvimento de boas práticas de segurança locais e ajuda a identificar e priorizar as áreas de desenvolvimento. A ferramenta inclui gestão de SMS, avaliação de risco, treinamento, apropriação, liderança e gestão de incidentes e acidentes.

A comunicação de SMS foi aprimorada através da implementação de um sistema de comunicação SMS para todo o grupo Metso. O sistema irá aprimorar o monitoramento e a gestão da segurança no trabalho, incluindo acidentes, quase acidentes, situações de primeiros socorros e observações de risco.

Nossas diretrizes e metas de Saúde, Meio Ambiente e Segurança (SMS) e Sustentabilidade.