Saúde, segurança e meio ambiente (HSE)

HSE, um elemento essencial em todas as nossas atividades

Priorizar a saúde, a segurança e o bem-estar dos nossos funcionários, clientes e parceiros em todas as nossas operações é fundamental para todos na Metso. Nosso objetivo é garantir um ambiente de trabalho seguro para nossos funcionários e assumimos um compromisso com a responsabilidade da nossa própria segurança e da segurança dos demais funcionários. Acreditamos que a combinação entre atitude correta, decisões certas e ações adequadas resultem num nível de segurança de classe mundial. A segurança de classe mundial também é um sinal de qualidade.  Empresas seguras são empresas produtivas. É por esse motivo que todos os funcionários da Metso devem participar ativamente da eliminação ou controle dos fatores que podem ameaçar a saúde, a segurança e o bem-estar. Também exigimos que nossos parceiros e subcontratados cuidem das questões de saúde e segurança no trabalho em suas operações.

Além disso, contribuímos com o meio ambiente.O uso sustentável dos recursos é a base para o sucesso dos nossos negócios no longo prazo. Um ambiente operacional global traz oportunidades e riscos que devemos reconhecer ao longo da nossa cadeia de valor. Ao aumentar a eficiência ambiental de nossa produção, podemos reduzir nosso impacto ambiental e reduzir custos.

Desenvolvemos nossa performance em HSE com múltiplas ações e projetos. Também organizamos diversas atividades de HSE internamente para aumentar a consciência e treinar nossos funcionários. Mais informações sobre nosso trabalho em HSE podem ser encontradas no relatório de Sustentabilidade.

Somos certificados pelas normas ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001. Um total de 26% de nossas operações possui a certificação ISO 14001, 22% a certificação OHSAS 18001 e 66% a ISO 9001. Essa abrangência é calculada pelo número de funcionários que trabalham nas instalações certificadas.

Metas de HSE

Todos os nossos esforços em termos de saúde e segurança visam garantir um ambiente de trabalho seguro para todos os funcionários da Metso. Acreditamos que todos os acidentes podem ser prevenidos. Nossa meta a médio prazo em termos de segurança ocupacional é atingir o indicador LTIF inferior a um. O LTIF reflete o número de acidentes com afastamento de, pelo menos, um dia de trabalho a cada milhão de horas trabalhadas. É por isso que a nossa meta a longo prazo é de zero acidentes de trabalho.

O desenvolvimento da nossa eficiência ambiental é um processo contínuo. O objetivo das nossas metas ambientais é aumentar a eficiência energética e reduzir as emissões de carbono em 20 por cento até 2020. Compreender como gerenciar, usar e descartar globalmente a água, resíduos e efluentes é um padrão básico. Temos metas que envolvem toda a Metso para reduzir o uso de água em 15% até 2020 e também diminuir em 15% os resíduos descartados em aterros até 2020. Além disso, visamos atingir zero acidentes ambientais.

Mais informações sobre nossos resultados em HSE podem ser encontradas no relatório de Sustentabilidade (em inglês).

 

Política de HSE

A política de HSE da Metso constrói os pilares do nosso trabalho em HSE. Ela determina que o cumprimento das leis e regulamentos aplicáveis consiste apenas de um requisito mínimo e que nós nos esforçamos para que o desempenho de nossas operações seja superior às regras e regulamentos.

A política de HSE da Metso apoia o desenvolvimento de um ambiente de trabalho seguro, saudável e bem gerido, e exige que todos adotem um comportamento adequado em HSE e cumpram com as regras e instruções em todas as nossas atividades diárias. Ela também estabelece o nosso compromisso de criar soluções, produtos, inovações e serviços sustentáveis para ajudar nossos clientes a melhorar sua segurança e desempenho ambiental.

Leia nossa Política de HSE.

Gestão de HSE na Metso

Nosso trabalho em HSE baseia-se em nossas metas de HSE e é guiado por um planejamento consistente. O foco nos últimos anos tem sido fortalecer o compromisso dos nossos funcionários com HSE e a responsabilidade pessoal na identificação dos perigos.

A gestão de HSE da Metso determina a política e metas de HSE para todo o grupo e a gestão da linha de negócios determina as metas, planos de ação e instruções específicas para o negócio. O modelo de gestão de HSE é coordenado regionalmente, mas a responsabilidade desses assuntos é das nossas organizações de negócio.

 

A equipe global de HSE da Metso apoia as linhas de negócios para monitorar, desenvolver e comunicar as práticas de HSE. A equipe de HSE define as diretrizes e procedimentos gerais de saúde, segurança e meio ambiente para todo o grupo, o que significa a implementação da política de HSE, e as práticas e diretrizes das atividades de HSE de nossas unidades.

Além disso, a Metso possui equipes locais estabelecidas que são organizadas por representantes responsáveis por questões de HSE dentro das organizações. Essas equipes definem as práticas comuns e asseguram o cumprimento da legislação local e das normas de HSE da Metso. Os representantes locais são responsáveis por manter os gerentes das plantas conscientes sobre a legislação de HSE e por ajudá-los a desenvolver os procedimentos.

  

 

Acompanhamento do nosso desempenho em SMS

A Metso utiliza uma ferramenta de relatório de SMS em todo o grupo para acompanhar todos os incidentes de SMS e outros fatores de desempenho em SMS. O sistema possibilita um relatório uniforme através de toda a Metso, o que nos permite compartilhar com eficácia as informações e aprender com outras plantas e escritórios.

Adotamos um programa interno de auditoria global para garantir que nossas plantas e escritórios sigam as regras e instruções de saúde, segurança e meio ambiente estabelecidas pela Metso e pelas leis locais. Nosso foco está em encontrar perigos escondidos em nossas práticas de trabalho locais e acompanhar as boas práticas. Ações corretivas podem ser adotadas dentro de um certo cronograma, dependendo da severidade da descoberta.

Além disso, a ferramenta de autoavaliação de SMS da Metso apoia o desenvolvimento de boas práticas de segurança locais e ajuda a identificar e priorizar as áreas de desenvolvimento.  ferramenta inclui gestão de SMS, avaliação de riscos, treinamento, apropriação, liderança e gestão de incidentes e acidentes.

Mais informações sobre nosso trabalho em SMS podem ser encontradas no relatório de Sustentabilidade (em inglês).