Mercado

Ao inovar, criamos novos produtos e soluções ecológicas para nossos clientes, reduzindo simultaneamente nossos próprios impactos ambientais diretos.

Aumentando a sustentabilidade das operações e dos serviços ao cliente

Encontrar maneiras de enfrentar os desafios de sustentabilidade certamente pode dar origem a novas oportunidades de negócios. A Metso considera que uma das melhores formas de promover o desenvolvimento sustentável é inovar tecnologias e mudar as formas atuais de operação. Ao inovar, criamos novos produtos e soluções ecológicas para nossos clientes, reduzindo simultaneamente nossos próprios impactos ambientais diretos. Nossa tecnologia e soluções ajudam os clientes a aumentar a sustentabilidade de suas operações e serviços. Além disso, desenvolvemos uma gestão transparente e responsável da cadeia de fornecimento para apoiar nossos próprios esforços de sustentabilidade.

Gestão de produtos

O processo de gestão de produtos da Metso visa assegurar que nossos produtos ofereçam benefícios ambientais, sociais e econômicos ao longo de todo o seu ciclo de vida, desde a extração de matérias-primas até o desmantelamento. Isso significa que nossos produtos atendem os regulamentos aplicáveis, operaram com segurança, são economicamente viáveis e eficientes, e ajudam nossos clientes a minimizar seus impactos ambientais.

As fontes de gestão de produtos são a inovação e melhoria contínuas dos produtos existentes. Projetamos soluções, produtos e serviços para ajudar nossos clientes a melhorar sua segurança e desempenho ambiental.

O conceito de ciclo de vida é um aspecto crucial no fornecimento de produtos seguros, economicamente viáveis ​​e ambientalmente sustentáveis. Nossos serviços de ciclo de vida de produto ajudam nossos clientes a operar e manter seus equipamentos com eficiência e segurança, enquanto nossas avaliações de ciclo de vida nos dão as informações necessárias sobre o perfil ambiental dos nossos produtos.

Nossas atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológicos se concentram em várias áreas de sustentabilidade, como eficiência energética e de matérias-primas, utilização de matérias-primas e combustíveis reciclados e renováveis, tecnologia avançada de controle de processos e novas soluções para o negócio de serviços.

Segurança do produto

A segurança dos produtos da Metso é um dos principais promotores do desenvolvimento dos nossos produtos. Os procedimentos de segurança dos produtos da Metso consideram todos os aspectos relevantes para a segurança de instalação, operação, serviço e manutenção. Os produtos da Metso são projetados para atender todos os padrões, normas e diretivas relevantes nos respectivos países de entrega.

Avaliação do ciclo de vida do produto

Desenvolvemos uma grande competência no que se refere às avaliações do ciclo de vida dos nossos produtos. A avaliação do ciclo de vida é uma ferramenta para definir os potenciais impactos ambientais associados a um produto ou serviço ao longo de todo o seu ciclo de vida.

Através do desenvolvimento das avaliações do ciclo de vida, buscamos ajudar nossos clientes a reduzir os impactos ambientais de seus processos. Nossos clientes e stakeholders também estão cada vez mais interessados ​​nos impactos ambientais dos nossos produtos e de nossa cadeia de fornecimento. Esse tipo de conhecimento é necessário, por exemplo, para cumprir as exigências legislativas futuras.

As avaliações do ciclo de vida também nos dão a oportunidade de produzir conhecimentos totalmente novos. Como desenvolvedor de novas tecnologias, somos capazes de avaliar soluções que ainda não foram submetidas à investigação. Nosso objetivo é utilizar os resultados das avaliações para identificar as áreas relevantes para o desenvolvimento de produtos e, assim, reduzir ainda mais o impacto ambiental dos nossos produtos.

Inovação

Nossas atividades de investigação e desenvolvimento tecnológico (IDT) se concentram em várias áreas importantes de sustentabilidade, como eficiência energética e de matérias-primas, utilização de matérias-primas renováveis e recicladas, tecnologia avançada de controle de processos e novas soluções para o negócio de serviços. Nossas atividades de IDT são baseadas na cooperação com os clientes e em nossa rede de centros de pesquisa e universidades.

As soluções de negócios ambientais que oferecemos estão relacionados principalmente à redução do consumo de energia nos processos de produção dos nossos clientes, melhor utilização das matérias-primas, reforço da conservação da água e redução de poeira, ruído, resíduos e emissões.

Eficiência ambiental da nossa cadeia de fornecimento

Cadeia de fornecimento sustentável

Para apoiar nossos objetivos de sustentabilidade e aproveitar as oportunidades que ela apresenta, é necessária uma estreita interação com nossos fornecedores. É por isso que nos concentramos em fortalecer a colaboração com nossos principais fornecedores e incentivar todos os nossos fornecedores a melhorar seu desempenho em termos de sustentabilidade.

Publicamos diretrizes e critérios para nossos fornecedores para apoiá-los na eficiência ambiental e incentivá-los a integrar a sustentabilidade em suas próprias cadeias de fornecimento. A Metso se esforça para garantir que todos os fornecedores cumpram nossos critérios de sustentabilidade. Isso é feito através de aspectos contratuais, autoavaliações e auditorias de fornecedores.

Além disso, para aumentar a sustentabilidade da nossa cadeia de fornecimento, criamos o Manual de Sustentabilidade da Metso, que descreve nossa abordagem de sustentabilidade e nossa expectativas em relação aos princípios éticos e práticas sustentáveis dos nossos fornecedores.
Leia mais sobre cadeia de fornecimento sustentável.

Os impactos ambientais da nossa cadeia de fornecimento

As peças terceirizadas selecionadas para o processo de fabricação aumentam nossa responsabilidade no que se refere à eficiência ambiental dos nossos subcontratados e fornecedores. Realizamos três cálculos anuais de emissões de dióxido de carbono de escopo 3 desde 2013 para compreender melhor os impactos ambientais da nossa cadeia de fornecimento.

O escopo 3 compreende três categorias de relatórios de medição de emissões de gases de efeito de estufa. A primeira categoria de emissões mede as emissões diretas e combustíveis adquiridos; a segunda mede as emissões indiretas, como energia e calor adquiridos. A terceira categoria se concentra em outras emissões indiretas, como viagens de negócios de funcionários, veículos de propriedade dos contratantes e atividades terceirizadas. Leia mais sobre os impactos ambientais da nossa cadeia de fornecimento.

 

Áreas de foco em sustentabilidade

Dividimos nosso trabalho de sustentabilidade em quatro áreas de foco com base em nossa estratégia de sustentabilidade. Essas áreas são funcionários da Metso, saúde e segurança, ambiente da Metso, sociedade e mercado.