Contribuindo com o meio ambiente

Trabalhamos constantemente para reduzir o impacto ambiental gerado em nossas operações. Reduzimos o consumo de água e energia, as emissões e os resíduos em nossas atividades.

O impacto ambiental dos nossos produtos e serviços

Apenas uma pequena parcela do impacto ambiental dos nossos produtos e serviços é proveniente de nossa própria produção, uma vez que parte dele é gerado em nossa cadeia de fornecimento.

Como o volume da nossa produção terceirizada aumenta para nossos fornecedores, a importância relativa da nossa própria produção diminui ainda mais. Os impactos ambientais mais importantes da nossa produção estão relacionados com o consumo de energia em nossas fundições.

Nossos esforços são constantes para melhorar nossa eficiência energética e de matérias primas, e reduzir o consumo de água, de emissões e a quantidade de resíduos de nossas operações. Também identificamos os riscos ambientais relacionados às nossas operações e adotamos procedimentos de controle para evitar acidentes ambientais. 

Estabelecemos metas para todo o grupo Metso em relação à economia de energia e emissões de CO2, bem como uso de água e quantidade de resíduos em nossas operações. Também definimos meta para acidentes ambientais. Nossa meta é zero acidentes.

A maior parte do impacto ambiental dos nossos produtos ocorre quando eles estão em uso e é por isso que estamos constantemente focados no desenvolvimento de tecnologias mais eco-eficientes.  A disponibilidade de recursos naturais do nosso planeta já apresenta um forte impacto sobre as indústrias dos nossos clientes. Com nossa tecnologia, somos capazes de oferecer soluções para apoiar os desafios dos nossos clientes.

O segundo maior impacto ambiental é produzido por nossa cadeia de fornecimento. O objetivo da Metso é minimizar os impactos ambientais ao longo da sua cadeia de valor, por isso, a importância de compreender e medir esses impactos aumenta. Muitos esforços são feitos para desenvolver métodos para mensurar e compreender os impactos ambientais da nossa cadeia de fornecimento.

Redução de resíduos

Os resíduos em nossas unidades de produção incluem metal, madeira, papelão, papel, resíduos não recicláveis e areia de fundição. A quantidade de resíduos destinados em aterros vem diminuindo e aumentando a reciclagem. Os resíduos são reciclados de acordo com os regulamentos locais, sempre que possível.

Definimos uma meta para reduzir em 15% a quantidade de resíduos provenientes de nossas operações até 2020. Incentivamos nossas unidades de produção para que adotem medidas a fim de, antes de mais nada, evitar a geração e aumentar a reutilização dos resíduos gerados.

Esforços para economia de água

O uso da água em nossas operações não é significativo. Ela é utilizada principalmente no refeitório e saneamento, e em processos de refrigeração em nossas fundições.

 A Metso, porém, opera em 50 países ao redor do mundo, incluindo áreas com escassez de água e, nos últimos anos, concentramos nossos esforços na economia de água, especialmente nessas localidades. Nossas plantas com maior consumo de água em áreas com escassez estão localizadas na Índia, China, África do Sul e México. Nesses países, iniciamos várias ações para economizar água, como a verificação diária dos medidores para detecção de consumo anormal e relatórios mensais para garantir a detecção precoce de eventuais vazamentos.

Estabelecemos uma meta de redução do uso de água de 15% em nossas operações até 2020. Atualmente, criamos os alicerces para uma estratégia relacionada à água envolvendo todo o grupo Metso, que ainda está sendo aprimorada. Além disso, temos projetos em andamento que mapeiam os riscos relacionados à água utilizando a ferramenta de Risco Hídrico da WWF.

A Metso também monitora diferentes parâmetros das águas residuais, sempre que necessário, por questões ambientais. Geralmente, nosso lançamento de efluente é mínimo e não é considerado relevante nas operações da Metso.

Programa de Eficiência Energética da Metso

Os impactos ambientais mais importantes da nossa produção estão relacionados com o consumo de energia em nossas fundições. Buscamos reduzir o impacto ambiental de nossas operações por meio de um programa dedicado à eficiência energética, enquanto definimos metas globais para todo o grupo para a economia de energia e redução de emissões de dióxido de carbono. 

Nossa metal global é reduzir em 20% o consumo de energia e emissões do volume total dos nossos negócios até 2020. A maior parte das nossas emissões de CO2 é proveniente do uso de energia. Portanto, ao diminuirmos o consumo de energia, também reduziremos as emissões - e economizaremos recursos financeiros. 

Identificamos oportunidades para economizar energia e reduzir as emissões de CO2 nas unidades de produção de maior consumo, nossas fundições.Desenvolvemos relatórios trimestrais para cada planta de produção e realizamos auditorias de energia nos locais com maior consumo e maior potencial de economia de energia.

As economias mais significativas em nossa produção encontram-se nos combustíveis, como gás natural. Definimos índices de eficiência energética para nossas unidades de produção, que reportam o seu consumo de energia a cada trimestre. Isso apoia a eficiência e monitoramento energético de toda a Metso.

Economias potenciais também são identificadas fora do processo de produção, por exemplo, nos sistemas de resfriamento e ar comprimido, e serviços prediais (água, luz, refrigeração, telefonia, etc). Desde o começo do programa em 2009, um total de 12,5%, ou seja, 46.400 MWh de energia (15.600 toneladas de CO2) foram reduzidos graças a diversas ações.

Entendendo as emissões de escopo 3

Os materiais selecionados para aquisição para o processo de fabricação aumentam nossa responsabilidade no que se refere à eficiência ambiental dos nossos subcontratados e fornecedores. Realizamos três cálculos anuais de emissões de dióxido de carbono de escopo 3 desde 2013 para compreender melhor os impactos ambientais da nossa cadeia de fornecimento.

O escopo 3 compreende três categorias de relatórios de medição de emissões de gases de efeito de estufa. A primeira categoria mede as emissões diretas e combustíveis adquiridos; a segunda mede as emissões indiretas, como energia elétrica comprada. A terceira categoria se concentra em outras emissões indiretas, como viagens de negócios de funcionários, veículos de propriedade dos contratantes e atividades terceirizadas.

As avaliações identificaram cinco categorias relevantes de emissões de escopo 3: uso de produtos vendidos, bens e serviços adquiridos, transportes e viagens de negócios.

Os relatórios de emissões de viagens de negócios já são uma prática estabelecida na Metso. As emissões geradas pelo transporte e por bens e serviços adquiridos foram calculadas e comunicadas para uso externo limitado. As emissões de produtos vendidos não podem ser calculadas com precisão suficiente devido à longa vida útil dos produtos Metso e à alta variação em seus padrões de uso. Portanto, esses não são reportados. Com isso, a Metso se concentra na análise de emissões de CO2 e em outros impactos ambientais de produtos individuais, e em casos de clientes.

Continuamos a desenvolver métodos para calcular e compreender os impactos ambientais da nossa cadeia de fornecimento. Isso possibilitará que gerenciemos melhor os impactos ambientais da nossa cadeia de fornecimento e de outros processos que estão além do nosso controle direto.

Sustentabilidade em números

47.000 MWh

Economia acumulada pelo MEEP (Metso Energy Efficiency Program) desde 2010

15.900

Toneladas de CO2 reduzidas dentro do MEEP

28

AUDITORIAS LOCAIS REALIZADAS EM 2016