Cadeia de fornecimento responsável

Queremos assegurar que nossas operações sejam sustentáveis em toda a nossa cadeia de fornecimento por meio do desenvolvimento de práticas de gestão de sustentabilidade na Metso e em nossos fornecedores. Seguimos e obedecemos rigorosamente a legislação relativa a materiais restritos.

Cadeia de fornecimento responsável

Na Metso, focamos em nossas principais competências e terceirizamos muitas fases de trabalho junto aos nossos fornecedores. O trabalho terceirizado pode envolver atividades perigosas e arriscadas. A terceirização também diminui a carga ambiental das operações da Metso, porém, aumenta nossa responsabilidade em relação à eficiência ambiental dos nossos subcontratados e fornecedores. Estamos conscientes dos riscos e também das oportunidades quando consideramos as questões de sustentabilidade da nossa cadeia de fornecimento, e nos esforçamos continuamente para desenvolver melhores formas de treinar e avaliar nossos fornecedores.

Sustentabilidade na qualificação dos fornecedores

Para apoiar nossos objetivos de sustentabilidade e aproveitar as oportunidades que ela apresenta, é necessária uma estreita interação com nossos fornecedores. É por isso que nos concentramos em fortalecer a colaboração com nossos principais fornecedores e incentivar todos os nossos fornecedores a melhorarem seu desempenho em termos de sustentabilidade.

O Código de Conduta e os critérios de desenvolvimento sustentável para fornecedores da Metso definem os padrões que esperamos que nossos fornecedores cumpram. Eles são o ponto de partida para todos os relacionamentos comerciais novos ou existentes. Estamos desenvolvendo ferramentas e processos de acompanhamento mais sistemáticos de sustentabilidade de fornecedores. Publicamos diretrizes e critérios para nossos fornecedores seguirem e para incentivá-los a integrar a sustentabilidade em suas próprias cadeias de fornecimento. A Metso se esforça para garantir que todos os fornecedores cumpram com os critérios de sustentabilidade. Isso é feito através de aspectos contratuais, autoavaliações e auditorias de fornecedores.

Há alguns anos atrás, começamos a construir uma cadeia de fornecimento mais transparente, mapeando os riscos relacionados à sustentabilidade dos fornecedores existentes. Ao definir o nível de risco dos nossos fornecedores, pudemos nos concentrar nos fornecedores com os maiores riscos potenciais em suas operações. Com base na triagem de riscos e autoavaliações, decidimos se há necessidade de auditorias de terceira parte. Realizamos, no mínimo, 15 auditorias de sustentabilidade de terceira parte por ano. A seleção de novos fornecedores está inclusa nos processos atuais de Compras e nossa meta é fazer a triagem de sustentabilidade para todos os novos fornecedores com classificação de alto risco. Com base na avaliação de risco de sustentabilidade de um fornecedor novo, o departamento de Compras decide sobre a necessidade de uma auditoria aprofundada e de ações complementares. Se o fornecedor não for capaz de seguir nossos critérios de sustentabilidade e a cooperação para o desenvolvimento das deficiências do fornecedor for impossível, o fornecedor será desqualificado.

Veja também: Critérios de Sustentabilidade para Fornecedores (em inglês) e Manual de Sustentabilidade (em inglês)

Minerais em áreas de conflito

A Metso demonstra uma crescente preocupação com as questões de direitos humanos na extração de minérios e metais em áreas de conflito. Atualmente, a Metso não é afetada pelos regulamentos de minerais em áreas de conflito e nossos produtos também não afetam o desempenho dos nossos clientes no que diz respeito aos regulamentos. A Metso está, no entanto, comprometida com a realização de negócios de forma sustentável e considerando as leis e regulamentos apenas como o mínimo necessário. Em linha com nossos compromissos, não extraímos conscientemente quaisquer materiais que contribuam para violações dos direitos humanos e esperamos o mesmo comportamento dos nossos fornecedores.

Para esclarecer a posição da Metso em relação aos minerais em áreas de conflito, emitimos uma declaração pública de posicionamento sobre minerais nessas áreas.

Em linha com nossos compromissos, não extraímos conscientemente quaisquer materiais que contribuam para violações dos direitos humanos e esperamos o mesmo comportamento dos nossos fornecedores. A Metso reconhece a crescente preocupação relacionada às questões de direitos humanos na exploração de minérios e metais em áreas de conflito. A preocupação com minerais em áreas de conflito ganhou maior atenção do público seguindo os regulamentos emitidos nos EUA e propostos na UE.

Atualmente, a Metso não é afetada pelos regulamentos relativos a minerais em áreas de conflito. Com algumas exceções específicas, nossos produtos não afetam o desempenho dos nossos clientes no que diz respeito aos regulamentos.

A Metso está consciente da complexidade da questão e, de acordo com nossa declaração, nós, assim como muitos dos nossos fornecedores, não podemos confirmar plenamente a origem de todos os materiais utilizados em nossos produtos. Trabalhamos continuamente para entender melhor a questão e estamos comprometidos em ajudar nossos fornecedores a determinar a origem dos materiais usados ​​nos produtos que vendemos.

Acesse aqui a declaração sobre minerais em áreas de conflito (em inglês).