Stakeholders

Como uma empresa global, a Metso se relaciona constantemente com diferentes stakeholders em várias situações.

Stakeholders da Metso

Para nós, é essencial construir um diálogo ativo com diferentes stakeholders a fim de satisfazer suas expectativas. O desenvolvimento do diálogo com os stakeholders tem sido um dos nossos principais objetivos nos últimos anos, e temos focado no reforço do diálogo entre os stakeholders externos e internos. Procuramos nos reunir com nossos stakeholders mais ativamente e discutir nossos problemas de sustentabilidade com eles para podermos considerar suas expectativas em relação a nós.

Envolvemos ativamente nossos stakeholders em temas relacionados à sustentabilidade, como questões de desenvolvimento da comunidade e de responsabilidade corporativa, desenvolvimento de processos mais eficientes com menor impacto ambiental e implementação de uma gestão responsável da cadeia de fornecimento. Apoiamos nossos parceiros na pesquisa de tecnologias sustentáveis de produção e no desenvolvimento de novas soluções. Também incentivamos o compartilhamento de conhecimentos e competências dentro dos grupos de stakeholders para aumentar a consciência sobre produtos ecológicos.

No futuro, nosso engajamento com os stakeholders será mais direcionado para darmos respostas mais ágeis. Queremos prever melhor o que eles esperam de nós e ser capazes de reagir às suas necessidades ainda mais rapidamente.

Comprometimento dos funcionários

O envolvimento com nossos stakeholders é um aspecto fundamental na abordagem da Metso em termos de sustentabilidade. Alcançar um crescimento sustentável exige satisfazer as expectativas dos nossos stakeholders. Os stakeholders da Metso são entidades ou indivíduos que têm um impacto moderado sobre nossos negócios ou que são afetados por nossas atividades, produtos e serviços, e que apresentam riscos e oportunidades para nós.

 

Funcionários existentes e potenciais

Consideramos nossos funcionários e seu know-how uma de nossas vantagens competitivas, e reconhecemos os funcionários da Metso como alta prioridade em nossa estratégia. A gestão de funcionários da Metso é fundamentada em uma liderança forte solidamente baseada em nossas avaliações anuais de desenvolvimento e desempenho. Enfatizamos a comunicação aberta e ativa, e priorizamos o bem-estar, a saúde e a segurança dos indivíduos em todas as nossas operações. Conduzimos regularmente pesquisas como um meio para medir o envolvimento e a excelência de desempenho dos funcionários, e também para identificar as necessidades de desenvolvimento no nosso ambiente de trabalho.

 

Clientes existentes e potenciais

Nossos relacionamentos com os clientes são construídos com base na troca contínua de experiências, vasto know-how e compromisso de longo prazo. Nossos clientes operam em várias indústrias e em muitas partes do mundo. A rede global da Metso, incluindo unidades em mais de 50 países, nos ajuda a entender as necessidades dos clientes localmente. Mantemos um diálogo ativo com nossos clientes através de reuniões periódicas e outros contatos diretos, como projetos de desenvolvimento e pesquisas de satisfação do cliente.

 

Fornecedores e subcontratados

Melhorar a nossa cadeia de fornecimento tem sido uma das nossas áreas de foco em sustentabilidade. Com operações em mais de 50 países e clientes em mais de 140 países, a Metso possui uma vasta cadeia de fornecimento. A cooperação com nossos fornecedores e subcontratados baseia-se na colaboração de longo prazo, rentabilidade operacional e oportunidades futuras de desenvolvimento. O desenvolvimento de procedimentos comuns com nossos fornecedores traz maior transparência e segurança. Fazemos reuniões periódicas e contatos diretos com nossos fornecedores, além de projetos conjuntos de desenvolvimento, eventos de treinamento e desenvolvimento, e um canal extranet para comunicação com nossos fornecedores.

 

Acionistas

A Metso promove a sustentabilidade em sua interação com os investidores e analistas. A Metso participa anualmente de várias pesquisas e índices significativos de sustentabilidade realizados por institutos de pesquisa, analistas e investidores. Nosso diálogo contínuo com os investidores e outros grupos relevantes fortalece e desenvolve o processo de comunicação interna da Metso e também sua comunicação externa. O diálogo com os acionistas e investidores inclui, por exemplo, diversas reuniões e eventos com investidores e analistas, relatórios financeiros e não financeiros, conferências e webcasts. Também desenvolvemos processos para melhor responder as perguntas dos nossos acionistas, investidores e analistas relacionadas à sustentabilidade.


Mídia

Nosso diálogo com os meios de comunicação consiste na colaboração contínua com jornalistas de todo o mundo, incluindo eventos e entrevistas, seminários, viagens e conferências de imprensa.

 

Institutos de pesquisa, universidades e escolas de formação profissional

Devido à natureza do nosso negócio, promovemos a cooperação permanente com institutos de pesquisa e universidades selecionados. Também oferecemos palestras e visitas a estudantes. Atualmente, cooperamos continuamente com mais de 30 universidades e institutos de pesquisa em todo o mundo. Além disso, cooperamos com escolas locais de formação profissional como parte de nossas iniciativas de envolvimento com a comunidade. Buscamos compartilhar nosso conhecimento e experiência para que possamos oferecer aos jovens melhores oportunidades de emprego nos mercados emergentes.

 

Organizações não governamentais, autoridades e comunidades locais

Uma interação próxima com organizações não governamentais (ONGs), comunidades e pessoas locais, que estão em contato estreito com nossas operações, é uma alta prioridade para nós. Nosso objetivo é agir como um cidadão corporativo responsável. Nosso diálogo constante com ONGs e comunidades locais inclui reuniões e eventos conjuntos, e participação em trabalhos legislativos.

Mantemos um diálogo permanente com decisores políticos e líderes de opinião em diversos países onde operamos. Por meio do diálogo com decisores políticos, a Metso pode compartilhar seus pontos de vista, conhecimentos e competências no domínio de tecnologias sustentáveis. O diálogo inclui o compartilhamento interno de conhecimento, aprendizagem e networking. Graças a esse relacionamento, a Metso recebe informações atualizadas sobre as regulamentações e legislações ambientais.

Comprometimento dos funcionários

Na Metso, temos mais de 12.000 funcionários em todo o mundo formando uma rede de trabalho de colegas dedicados. Nosso sucesso é fortemente baseado no conhecimento, especialização e habilidades dos nossos funcionários. Na estratégia da Metso, os funcionários têm um papel central e a meta é aumentar o crescimento dos negócios possibilitando o comprometimento e o desempenho. Podemos atingir nossos objetivos somente com funcionários comprometidos e competentes. Um elemento importante na construção do comprometimento é a combinação entre o funcionário, o trabalho e a cultura organizacional. A marca exclusiva da Metso concentra-se em atrair as pessoas certas para trabalhar conosco e garantir o comprometimento contínuo dos nossos funcionários.

Para fortalecer o desenvolvimento da liderança e competência dos nossos funcionários, implementamos portfólios globais de desenvolvimento, nos quais as soluções de aprendizado são fortemente focadas em nossa abordagem 70-20-10. Através dessa abordagem de aprendizado, enfatizamos a importância de aprender no trabalho. Procuramos desenvolver os gestores e ajudá-los continuamente a liderar o desempenho de suas equipes. A Metso também assume responsabilidade social localmente, apoiando o emprego e desenvolvimento de jovens recém-formados. Asseguramos que o recrutamento é feito de maneira sistemática e estruturada em todo o mundo, e o nosso processo reformulado de Avaliação de Desempenho proporciona uma oportunidade ainda melhor para unir as metas das equipes e funcionários à estratégia da Metso.