Envolvimento com a comunidade

Exemplos de atividades sociais, culturais e relacionadas ao bem-estar realizadas pela Metso:

Como empresa local e empregadora, desenvolvemos e mantemos muitas atividades sociais, culturais e relacionadas ao bem-estar, que são conduzidas por nossa equipe e gestão locais.

 

Cooperação entre a Metso e a Plan

Em 2012 na Índia, a Metso e a Plan International (Finlândia) lançaram o Projeto Metso Alwar School WASH (Água, Saneamento e Saúde), um programa  que oferece educação sobre questões ligadas à água e saneamento, e  construção de instalações de água potável e saneamento. Na região de Alwar, que apresenta níveis relativamente baixos de alfabetização, o programa ajudará a aumentar o número de alunos matriculados e a frequência escolar, resultando em taxas de abandono escolar menores, especialmente entre as meninas adolescentes. Na primeira fase, que foi de 2012 à 2015, participaram 1.500 meninas, 1.400 meninos e 90 professores de 15 escolas, bem como 3.500 famílias como principais beneficiários indiretos. 

Na segunda fase iniciada em 2015, as escolas que participaram do projeto receberam instalações de ensino adequadas, e os professores foram treinados para assegurar a qualidade de ensino. Para melhorar os resultados da aprendizagem, foram criadas salas de aulas de ciências e matemática.  Foi empregada também a Tecnologia da Informação -no método de ensino e bibliotecas foram construídas. Em 4 anos, o projeto atingirá 8.000 meninas e meninos em 25 escolas. 

Na região de  Alwar, a Metso possui uma ampla unidade metalúrgica, conhecida como Metso Park; com ela, a cooperação com a Plan e com as organizações parceiras e autoridades locais está bem fundada.

   


Emprego para pessoas com deficiência

A Metso Brasil tem um amplo programa de inclusão de pessoas com deficiência, baseado na legislação nacional, a fim de promover a igualdade de oportunidades para funcionários com algum tipo de deficiência. Ao recrutar pessoas com deficiência, a Metso Brasil também está mudando sua cultura organizacional, ampliando a consciência e eliminando o preconceito. 


Metso Cultural

Em 2005, a Metso iniciou o programa Metso Cultural em Sorocaba/SP com o objetivo de promover a cultura para a comunidade da região, patrocinando eventos de teatro, música clássica e música popular brasileira. O projeto é realizado com o apoio da Lei Rouanet, que incentiva projetos culturais por meio de patrocínios de empresas. Essa lei permite à empresa deduzir uma porcentagem do imposto de renda.


Metso de Portas Abertas

As portas da Metso em Sorocaba, e também em Tampere na Finlândia, foram abertas para um novo programa da empresa. As famílias dos funcionários podem participar de uma visita guiada e têm a oportunidade de conhecer a empresa e o local de trabalho do membro de sua família. Solicitações para esta visita são recebidas com frequência, já que é natural que as pessoas com quem compartilhamos nossas vidas, como nossos filhos e cônjuges, queiram ver e aprender sobre o que fazemos no trabalho. Um programa como o Metso de Portas Abertas aproxima as pessoas e é uma fonte de motivação para os funcionários, que se orgulham em mostrar aos seus entes queridos os resultados do que eles fazem profissionalmente. O programa de visitas é outra ação através da qual a Metso pretende promover uma integração saudável entre a empresa, seus funcionários e suas famílias.


Dia das Crianças

Todo ano o Dia da Criança é celebrado no Brasil. O dia da Criança envolve diversas atividades, como festa, brinquedos, atividades recreativas, música, comida e bebida para os filhos de funcionários com até 12 anos. Em 2016, cerca de 1000 pessoas participaram do evento.

 

Programa de saúde Metso de prevenção de HIV/AIDS

Desde 2010, a Metso África do Sul realiza sistematicamente um programa de expansão para prevenção de HIV/AIDS e orientação sobre programas de tratamento e apoio para sua força de trabalho local, que conta com 1.013 funcionários. O programa começou com educação interna e testes voluntários e agora atinge também cônjuges, famílias e fornecedores. Hoje, 92% de todos os nossos funcionários sabem seu "status de HIV" e 90,5% dos funcionários com HIV estão registrados em um programa de apoio.

Em 2012, a Metso África do Sul recebeu com muito orgulho o prêmio SWHAP (Swedish Workplace HIV and AIDS Programme) de programa mais abrangente.


Exemplos de atividades para jovens:


Projeto Pescar, Brasil

Desde 1990, a Metso realiza o Projeto Pescar que complementa a educação básica de meninos e meninas entre 16 e 18 anos com programas de formação profissional e de formação para a vida. O nome foi inspirado no provérbio "dê um peixe a um homem e você o alimentará por um dia; ensine-o a pescar e você o alimentará por toda a vida. "

A iniciação profissional em mecânica básica é feita em salas de aula dentro das instalações da Metso em Sorocaba. Até agora, cerca de 420 jovens já participaram do programa; a Metso também apoia os jovens na empregabilidade, após a conclusão do projeto. Os alunos vêm de bairros carentes da região e, devido ao seu histórico, são muitas vezes expostos a riscos que envolvem a criminalidade, uso de drogas etc.


SOS Children’s Villages (África do Sul) 

A Metso tem apoiado por vários anos as SOS Children’s Villages em Vereeniging e Rustenberg, África do Sul, em casas mantidas pela Metso. Um novo elemento foi acrescentado à cooperação: a Metso apoiou um programa de treinamento chamado "Escolhas da Vida" no qual 12 adolescentes participaram de aulas e receberam orientações relacionadas a cinco áreas: autoconsciência, nosso corpo e bem-estar, protegendo nosso corpo, escolhas da vida e consequências, e comunicação e objetivos. O Wellness Reality Group participou do conteúdo profissional e atividades de ensino.


SOS Children’s Villages (Índia)

Desde 2008, a Metso apoia seis "Casas Metso" na SOS Children’s Villages de Faridabad, a primeira instalação desse tipo na Índia estabelecida em 1964. A Childen’s Village em Faridabad é composta por vinte casas de família, cada uma com oito a dez crianças que vivem juntas com uma mãe SOS. As mães SOS são treinadas para assumir o papel da mãe biológica e assegurar o bem-estar físico e emocional das crianças. Faridabad está localizada a menos de uma hora de carro de Gurgaon, onde as operações da Metso na Índia estão sediadas.

 

Exemplos de programas de ciência, pesquisa e educação:

 

Bolsas de estudo para a Beijing Charity Association

A Metso apoia estudantes chineses talentosos no campo da tecnologia de mineração. Desde 2008, em cooperação com a Beijing Charity Association, a Metso -concede apoio financeiro, como bolsas de estudo concedidas a estudantes com desempenho excepcional. Este ano, os 34 alunos que receberam as bolsas são da Central South University, Northeastern University e University of Science and Technology de Pequim. Nosso objetivo não é apenas apoiar individualmente os estudantes que, mais tarde, servirão à indústria, mas também contribuir para a pesquisa de alto nível e educação contínua realizadas pelas universidades.


Enterprise Village (Yrityskylä)

Na Finlândia, a Metso apoia a educação de jovens e evita a exclusão social através do programa Enterprise Village (Yrityskylä), coordenado pelo Gabinete de Informação Econômica. O alvo do programa são alunos da sexta série. O conceito oferece uma maneira única de aprender sobre a sociedade, o papel das empresas e a importância do empreendedorismo. Durante a visita de um dia à Enterprise Village, as crianças desempenham o papel de um funcionário, recebem salário e atuam como parte da sociedade. O programa tem como objetivo educar as crianças sobre o mundo do trabalho e os princípios de economia e da sociedade, bem como o seu papel nela. O programa recebeu o Prêmio ‘Global Best’ na Europa de programa educacional novo mais inovador.


Cooperação com a Universidade de Minas e Tecnologia em Gana

Gana possui uma forte tradição em mineração no Oeste Africano e um papel fundamental na educação em tecnologia de mineração. O êxito da cooperação entre a Metso e a Universidade de Minas e Tecnologia (UMaT) em Gana começou originalmente em 2006, mas este ano sua base foi formalizada e estabelecida para longo prazo com as partes assinando um Memorando de Entendimento (MOU). Além de conferências, seminários, simpósios e programas acadêmicos conjuntos no curto prazo, a Metso também terá a oportunidade de apoiar os alunos que desejam fazer doutorado nas áreas de mineração e minerais por meio da participação em pesquisas patrocinadas pela Metso. A faculdade de mineração e processamento de minerais, que recebe o apoio, conta com cerca de 90 alunos a cada ano e mais de 400 alunos no total já participaram desses programas. A maioria dos alunos acabou sendo contratada por empresas de mineração clientes da Metso, e o feedback que recebemos dos vendedores de campo é positivo, sempre que eles interagem com os alunos.

Num esforço conjunto, a Metso e a universidade também concordaram em organizar a Bienal Internacional de Mineração e Minerais em Gana, um evento voltado para especialistas de toda a África Ocidental.



Exemplos de programas de conservação ambiental e da natureza:



WWF Finlândia

A Metso vem desenvolvendo uma parceria de sucesso com a WWF Finlândia há mais de dez anos. A Metso e a WWF Finlândia colaboram com várias campanhas e eventos relacionados a questões energéticas, entre outras. A Metso participa globalmente da campanha anual da WWF, Hora da Terra, e está enviando uma mensagem poderosa de ação para a redução das mudanças climáticas. A Metso continua a adotar as práticas de Escritório Verde da WWF para reduzir o consumo de energia e resíduos na sede da empresa em Helsinque, Finlândia