Gestão de sustentabilidade

Nossos valores e código de conduta asseguram que nossas operações sejam coerentes e uniformes, independentemente do país em que estamos atuando. Eles guiam todas as nossas operações e interações com os stakeholders. Nossa administração local garante o cumprimento das diretrizes e legislação locais.

Nosso modelo de gestão garante a integração da sustentabilidade em nossos negócios diários

O Presidente e CEO da Metso e a  (MET) são responsáveis ​​pela sustentabilidade e sua gestão dentro da empresa. É de responsabilidade da nossa gestão empresarial e supervisores garantir que nossos funcionários estejam familiarizados e cumpram as leis, regulamentos e diretrizes operacionais internas.

As iniciativas relacionadas à sustentabilidade são gerenciadas pela Equipe de Sustentabilidade e revisadas ​​pela MET, quando necessário. A MET também decide sobre todas as políticas, estratégias e metas de sustentabilidade, além das métricas relevantes que a Equipe de Sustentabilidade está desenvolvendo e monitorando. O desempenho de sustentabilidade é revisado anualmente pela MET. O Conselho Administrativo da Metso revisa as diretrizes de sustentabilidade anualmente.

A Equipe de Sustentabilidade é responsável pela coordenação e desenvolvimento da sustentabilidade para todo o grupo Metso. As responsabilidades da equipe incluem a coleta e elaboração de relatórios de dados de sustentabilidade, propor e gerir iniciativas e estratégias de sustentabilidade em toda a empresa, gerir o Programa de Eficiência Energética da Metso e o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis e envolvimento dos stakeholders, e também comunicar questões de sustentabilidade para os stakeholders internos e externos. Além disso, a equipe de Sustentabilidade é responsável pela gestão das redes de sustentabilidade, como a equipe Global de Saúde, Segurança e Meio Ambiente, que se reúne regularmente.

As equipes de apoio funcional - como SMS, Tecnologia e RH - trabalham em estreita colaboração com nossas linhas de negócios, responsáveis ​​pela implementação de estratégias e iniciativas de sustentabilidade e compartilhamento das melhores práticas dentro da empresa. Nossas linhas de negócios também são responsáveis ​​por garantir que todas as iniciativas e metas de sustentabilidade de toda a empresa sejam implementadas.

A Metso também procura adotar adequadamente as melhores práticas e os benefícios da sinergia de seus negócios, e expandir continuamente a consciência de seus funcionários sobre operações sustentáveis​. Dessa forma, promover a sustentabilidade é uma responsabilidade de todos os funcionários da Metso.

Identificando ameaças e oportunidades potenciais de sustentabilidade

A gestão de riscos é parte integrante da gestão operacional da Metso. Através da gestão de riscos, podemos identificar as ameaças e oportunidades potenciais de sustentabilidade e planejar nossas ações com maior cuidado. A gestão eficaz de riscos garante a continuidade de nossas operações mesmo que as circunstâncias mudem.

Na Metso, a gestão de riscos e oportunidades de sustentabilidade está integrada em processos de gestão de riscos multidisciplinares que englobam toda a empresa. Adotamos um método sistemático para avaliar anualmente a probabilidade e o impacto de riscos relacionados à sustentabilidade.

Os riscos e oportunidades potenciais relacionados à sustentabilidade surgem a partir da disponibilidade de recursos suficientes de competência, da saúde e segurança dos nossos funcionários, da nossa capacidade de desenvolver um portfólio de produtos e tecnologia de acordo com a evolução das necessidades dos clientes, e da adequação e precificação das finanças tanto para nós como para nossos clientes.

Os riscos relacionados à sustentabilidade são avaliados uma vez por ano, englobando todo o grupo, pela Equipe de Gestão de Riscos da Metso. Cada segmento de relatórios da Metso utiliza o mapa de riscos da Metso para avaliar anualmente a probabilidade e o impacto dos riscos relacionados à sustentabilidade e para definir a necessidade e prioridade das ações. O processo de avaliação de riscos inclui as ações necessárias, responsabilidades, prazos e decisões para lidar com o risco residual.

Avaliação de riscos e oportunidades de sustentabilidade

Marca Metso

A força da marca Metso e sua boa reputação são fundamentais para nós. Qualquer ação ou acontecimento que influencie negativamente nossa marca e reputação, incluindo uma potencial falta de aceitação social, é um risco à nossa posição de referência na indústria e, consequentemente, à nossa capacidade de crescimento. O desenvolvimento contínuo e positivo da marca e reputação da Metso é uma grande oportunidade para o crescimento sustentável da Metso e para uma percepção positiva entre nossos stakeholders.

Saúde e segurança

Estamos continuamente focados em identificar e prevenir riscos à saúde e segurança. Investigamos minuciosamente todos os acidentes e quase incidentes, e iniciamos as ações necessárias para impedi-los no futuro. Orientações de segurança em viagens, nosso programa de seguro convencional de viagem e o sistema de informações de viagens aumentam a segurança dos nossos funcionários que viajam ao redor do mundo.

Mercados financeiros

A responsabilidade econômica da Metso é beneficiar todos os nossos stakeholders por meio de operações comerciais rentáveis. Para assegurar a continuidade das nossas operações, é necessário termos fundos suficientes disponíveis em todas as circunstâncias. Várias incertezas econômicas ao redor do mundo poderiam, potencialmente, ter um impacto negativo no financiamento dos mercados de capitais.

Funcionários da Metso e competências

É essencial assegurar a capacitação dos funcionários da Metso para garantir o desenvolvimento de nossos negócios e nossa competitividade. Recursos e planejamento de competências, somado ao planejamento para sucessão de posições-chave na empresa, são fatores importantes. Nossa capacidade de atrair e reter talentos é essencial para atingirmos nosso crescimento e metas de presença global.

Mercados emergentes

A capacidade de manter e desenvolver uma presença global nos mercados emergentes é visto como uma oportunidade para a Metso. O desenvolvimento dos nossos negócios está fortemente ligado à nossa capacidade de expandir nossas operações nesses mercados novos e em rápida expansão. Também há ameaças ao operar em tais mercados, que podem estar associadas a fatores que incluem limitações comerciais devido à nossa reputação de uma empresa cidadã, ética e responsável.

Meio Ambiente
As maiores ameaças e oportunidades relacionadas com o meio ambiente e mudanças climáticas são transferidas para a Metso pelos nossos clientes e, portanto, estão ligadas aos nossos produtos, tecnologia, pesquisa e investigação, e desenvolvimento tecnológico. Ajudamos os clientes a reduzir suas emissões de CO2 através de economias de energia em suas operações existentes ou de tecnologias inovadoras e energeticamente eficientes para instalações novas.

O fornecimento de água potável também é um desafio global. Buscamos insistentemente o desenvolvimento de soluções para reduzir de forma significativa o consumo de água em nossas indústrias clientes. Ao monitorar sistematicamente o desenvolvimento das questões ambientais, procuramos encontrar novas oportunidades de negócios, que, se forem negligenciadas, seriam uma ameaça estratégica.

Uma legislação ambiental mais rigorosa e o aumento da consciência ambiental são tendências tanto nos mercados desenvolvidos como nos emergentes. Isso cria oportunidades para oferecermos novas soluções inteligentes que melhorem a eficiência energética dos nossos clientes, reduzam as emissões, promovam a reciclagem e cumpram as normas ambientais mais rigorosas. Com base nos resultados das avaliações de riscos, estamos gerenciando os desafios do desenvolvimento regulamentório para manter uma posição global competitiva.

O preço e a disponibilidade de energia são fundamentais para nossos clientes. Quaisquer alterações regulatórias que afetem os preços ou a disponibilidade de energia também poderiam nos afetar. Uma mudança repentina e substancial na regulamentação de emissões de CO2 poderia potencialmente se transformar em uma ameaça tecnológica para nós, se não formos capazes de oferecer novos tipos de soluções. No entanto, a escassez de energia também poderia criar novas oportunidades de negócios para a Metso.

Os riscos ambientais e eventos naturais poderiam provocar uma mudança na legislação ambiental, que por sua vez, poderia se tornar um catalisador para novos negócios. Vemos a Metso no papel de um importante desenvolvedor de tecnologia para os processos dos nossos clientes, satisfazendo o aumento de demanda por soluções tecnológicas sustentáveis.