Gestão de sustentabilidade

Nossos valores e código de conduta asseguram que nossas operações sejam coerentes e uniformes, independentemente do país em que estamos atuando. Eles guiam todas as nossas operações e interações com os stakeholders. Nossa administração local garante o cumprimento das diretrizes e legislação locais.

Nosso modelo de gestão garante a integração da sustentabilidade em nossos negócios diários

A gestão de sustentabilidade no Grupo Metso é desenvolvida pela equipe de sustentabilidade, que trabalha buscando um modelo de sustentabilidade integrado com a diretoria, equipes de suporte e unidades comerciais para sustentar o sucesso da Metso a longo prazo. O principal papel da equipe de Sustentabilidade é fornecer apoio e conhecimento para transformar metas comerciais estratégicas em ações comerciais sustentáveis.

   

Auditoria e garantia de sustentabilidade

A Metso controla e monitora as questões de sustentabilidade através de vários processos internos e externos destinados a assegurar a validade e confiabilidade das nossas práticas de gestão e relatórios de sustentabilidade. O controle e monitoramento periódicos nos fornecem informações valiosas sobre os resultados do nosso trabalho de sustentabilidade e, por isso, é um elemento importante dos nossos esforços contínuos para desenvolver nossos relatórios e construir um mundo mais sustentável.

Monitoramos nossas operações internas através de auditorias internas, controle interno e também de revisões de questões não financeiras, certificados e garantia.

Auditorias internas

A auditoria interna da Metso avalia a eficiência e adequação das nossas operações e examina o funcionamento dos controles internos. Ela visa garantir a correção dos relatórios financeiros e operacionais, a conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis, e a gestão adequada dos ativos da empresa. Além disso, a Auditoria Interna incentiva proativamente o desenvolvimento da gestão de risco em várias operações da Metso.

Em 2015, recebemos 5 notificações de suspeitas de má conduta financeira através do canal Whistleblower. Além disso, a Auditoria Interna recebeu um contato direto. Um total de 4 casos foram investigados; 3 suspeitas foram classificadas como má conduta. Houve também casos de má conduta revelados em conjunto com as auditorias internas. Os casos de má conduta foram revistos pela Comissão de Auditoria segundo nossas diretrizes de notificação de má conduta. Esses casos não tiveram um impacto significativo sobre nossos resultados financeiros.

Auditorias de HSE

As práticas de auditoria de HSE são vistas como uma importante parte do desenvolvimento da cultura de segurança da Metso. Adotamos um programa de auditoria global para garantir que nossas plantas e escritórios sigam as regras e instruções de saúde, segurança e meio ambiente estabelecidas pela Metso e leis locais. Com as auditorias de HSE, as boas práticas, bem como o índice de execução das nossas práticas atuais, estão sendo globalmente monitoradas nas plantas da Metso. Através das visitas anuais das auditorias internas de HSE, as ações relacionadas a esse tema são identificadas para melhorar a segurança em diversas localidades.

Auditorias de fornecedores

Com base no mapeamento de riscos e autoavaliações de fornecedores, decidimos se há necessidade de auditorias de terceira parte. As auditorias de terceira parte são minuciosamente conduzidas e abrangem muitos aspectos de sustentabilidade, incluindo HSE, segurança dos produtos, mão de obra e outros direitos humanos, e gestão de riscos. Em 2015, iniciamos auditorias abrangentes de terceiros, focando totalmente nas questões de sustentabilidade de fornecedores com potencial de alto risco. Nosso objetivo é auditar pelo menos 15 fornecedores anualmente, além das novas auditorias possíveis. Os resultados das auditorias são analisados por especialistas em sustentabilidade, e, se necessário, os fornecedores são obrigados a implementar ações corretivas dentro de um determinado cronograma. Os fornecedores devem fornecer à Metso evidências das ações corretivas implementadas e são submetidos a uma nova auditoria, se necessário. O foco é aumentar o conhecimento sobre sustentabilidade do nosso Departamento de Compras para que ele tenha capacidade de controlar, de forma abrangente, as potenciais ações corretivas. O setor de compras da Metso também realiza anualmente várias auditorias, tanto de fornecedores novos como de fornecedores existentes, e estamos no processo de implementação de um seguimento de sustentabilidade mais sistemático para as auditorias internas.

Leia mais sobre Cadeia de fornecimento responsável.

Certificados

Como parte da nossa gestão de sustentabilidade, somos certificados por diversas normas internacionais, como ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001. Muitas das nossas unidades são certificadas por atenderem essas normas.

  • 26% de nossas operações possuem a certificação ISO 14001
  • 22% possuem a certificação OHSAS 18001
  • 66% possuem a certificação ISO 9001

A abrangência é calculada pelo número de funcionários que trabalham nas instalações certificadas, excluindo as operações intermitentes.

Garantia de sustentabilidade

A PricewaterhouseCoopers Oy, empresa terceirizada independente, tem promivido a validação das informações de sustentabilidade divulgadas nos relatórios de Sustentabilidade e Relatórios anuais da Metso desde 2010. Além da revisão de dados, a validação inclui cerca de três visitas anuais às plantas e entrevistas com as gerências.