CEO e a sustentabilidade

Em 2015, ocorreram grandes mudanças no ambiente operacional da Metso. Nossas indústrias clientes enfrentaram desafios impostos pelas condições adversas de mercado e pelos baixos preços das commodities. Nossa vasta oferta de serviços e nossos funcionários atuando em estreita colaboração com os clientes têm sido fatores importantes para o nosso sucesso nessa situação de mercado.

O ambiente operacional em mudança está redefinindo o modelo convencional de criação de valor.  Megatendências globais relacionadas com a diminuição de recursos, expectativas de crescimento e transparência total estão tornando a sustentabilidade ainda mais essencial para garantir o acesso aos mercados e permitir o sucesso dos negócios a longo prazo.

Há muito tempo, a Metso vem desenvolvendo sistematicamente o seu negócio com base nos princípios de sustentabilidade.  Hoje, nossas tecnologias proporcionam eficiência aos processos dos nossos clientes; buscamos reduzir o impacto ambiental das nossas operações, participamos no desenvolvimento da comunidade local e tentamos garantir a segurança dos funcionários dos nossos parceiros bem como dos nossos próprios colaboradores.  Acredito que devemos continuar - e até mesmo aumentar - nossos esforços para atender às crescentes expectativas dos nossos stakeholders.

O progresso na sustentabilidade

Em 2015, promovemos a sustentabilidade em muitas áreas. A saúde e a segurança das pessoas que trabalham em nossa cadeia de valor é sempre uma prioridade e, em 2015, aguçamos nosso foco em continuar a desenvolver a mentalidade de segurança dos nossos funcionários em nossas operações.  Os resultados foram significativos: o número de incidentes com perda de tempo por milhão de horas trabalhadas diminuiu mais de 30 por cento.

O desenvolvimento sustentável da cadeia de fornecimento é uma questão crítica para uma empresa global como a Metso.  Em 2015, continuamos avaliando nossos fornecedores sobre diferentes aspectos de sustentabilidade com o lançamento de um processo de auditoria mais abrangente.  As auditorias da cadeia de fornecimento são realizadas por uma entidade externa para assegurar maior transparência.

Continuamos a investir no desenvolvimento dos gestores em toda a Metso.  Sabemos que uma liderança eficaz permite uma melhor adaptação a um ambiente operacional em constante evolução, e acreditamos que o tipo certo de liderança impulsione o desempenho.  Em 2015, lançamos dois programas de desenvolvimento de liderança global e introduzimos um novo portfólio de desenvolvimento de liderança com soluções de aprendizagem tanto para os novos gestores como para os gestores mais experientes.

Nosso foco futuro

Nosso objetivo é ser um líder de pensamento de sustentabilidade dentro da nossa indústria.  Acredito que ser pró-ativo e liderar o caminho trará sucesso também no futuro.  Nós nos esforçamos para fazer a diferença de maneira sustentável, combinando nossos conhecimentos únicos, soluções e colaboradores especializados trabalhando com os clientes e outros stakeholders para tornar o negócio deles e nosso próprio negócio mais rentável e sustentável.

Alcançar o crescimento e aproveitar novas oportunidades nas crescentes demandas do mundo atual exige uma mentalidade de sustentabilidade.  Ao incentivar a cultura de sustentabilidade em toda a Metso, buscamos trabalhar em conjunto e interagir perfeitamente com nossos stakeholders.

Matti Kähkönen

Presidente e CEO