Nossa história

Há mais de 100 anos fazendo a grande diferença para os nossos clientes. Vencendo grandes desafios juntos com eles.

Um resumo da nossa história

A Metso foi criada através da fusão da Valmet e Rauma em 1999. Naquela época, a Valmet fornecia máquinas de papel e papelão, enquanto as operações da Rauma se concentravam na tecnologia de fibras, britagem de rochas e soluções de controle de vazão. A fusão criou um fornecedor de equipamentos que atendia à indústria global de processos. Logo após a fusão, a Metso Corporation começou a desenvolver suas ofertas para mineração através da aquisição da Svedala Industri AB. Seguindo uma estratégia de aquisição ativa e crescimento orgânico, a Metso logo se tornou um dos fornecedores líderes mundiais da indústria de processos.

O ano de 2013 marcou um momento decisivo e especial na história da Metso quando foi decidido dividir a empresa em duas empresas independentes de capital aberto: a Metso Corporation e a Valmet Corporation. A Valmet Corporation continuou sua história atendendo as indústrias que utilizam matérias-primas de base biológica. A Metso se concentrou em soluções e serviços inteligentes para as indústrias de mineração, construção e petróleo & gás. Também continuou fornecendo soluções de automação de processos e controle de vazão, e serviços para as indústrias de celulose, papel e geração de energia, além de outras indústrias.

Linha do tempo

Século 21

As aquisições e alienações moldaram a estrutura societária em 1999-2001

Os ativos e as atividades de serviços da divisão de revestimento de rolos da Beloit, fabricante americana de máquinas de papel, foram adquiridos em 2000 para reforçar a posição da Metso nos mercados de serviços e recondicionamento de máquinas papeleiras.

No verão de 2000, foi feita uma oferta para a aquisição da Svedala Industri AB, uma empresa sueca fabricante de equipamentos de processamento de rochas e minerais. O negócio foi fechado após a aprovação das autoridades concorrenciais em setembro de 2001.

O fabricante de máquinas florestais, Timberjack, foi vendido em abril de 2000 para a Deere & Company dos EUA. 

Aquisições e alienações em 2002-2006

Com as aquisições realizadas durante estes anos, a Metso Corporation concentrou-se em reforçar as ofertas de produtos e serviços da Metso Paper e Metso Automation.

As alienações da Metso se centralizaram em empresas não essenciais. O objetivo foi simplificar a estrutura corporativa, fortalecer o balanço e melhorar a rentabilidade.

Consolidação da presença global por meio de aquisições, 2007-2008

Em linha com sua estratégia, a Metso avaliou fusões e aquisições para acelerar o crescimento rentável. A Metso buscou aquisições que se ajustassem bem à estratégia da empresa, estabelecendo uma presença mais forte em determinados mercados, fortalecendo o negócio de serviços ou melhorando sua oferta de tecnologia.

A Metso alienou determinadas partes do negócio que fazia parte da área de negócios da Metso Paper. A alienação estava alinhada com a estratégia da Metso Paper para desenvolver a rentabilidade.

Base forte para tempos desafiadores, 2008

Em 2008, a Metso tornou-se a nona maior empresa da Finlândia. O número de acionistas da Metso aumentou de 25.000 para 42.000. A Metso reforçou sua posição no mercado e sua capacidade de serviço nos mercados em crescimento, particularmente na Índia e China. Durante 2008, as ampliações da fundição em Ahmedabad e da fábrica em Bawal, na Índia, foram concluídas.

A Metso adquiriu ações da empresa de pesquisa LignoBoost AB da empresa sueca STFI-Packforsk AB. A transação incluiu todos os direitos de propriedade intelectual, bem como a marca LignoBoost e respectivo know-how.

A Metso também adquiriu a tecnologia de máquinas de papel da japonesa Mitsubishi Heavy Industries' (MHI), tornando-se a única proprietária, mundialmente, da propriedade intelectual das máquinas de papel Beloit.

O mundo nos molda, 2009

Em dez anos, a Metso evoluiu para uma empresa verdadeiramente global com modelos operacionais flexíveis e negócios no segmento de serviços no valor de mais de 2 bilhões de euros. Quase metade dos pedidos da Metso recebidos em 2009 vieram de mercados emergentes, comparado com menos de um quinto em 1999.

Em 2009, a Metso celebrou um acordo de consórcio com a Tamfelt, uma das principais fornecedoras mundiais de têxteis técnicos. Posteriormente, a Metso fez uma oferta pública de troca de todas as ações da Tamfelt. A aquisição fortaleceu o negócio de serviços da Metso.

Resultados através do trabalho em conjunto, 2010

Em agosto de 2010, Matti Kähkönen foi nomeado o novo presidente e CEO da Metso Corporation. Anteriormente, Kähkönen tinha administrado o segmento de Mineração e Construção da Metso. Kähkönen começou na nova posição em 1º de março de 2011.

Em novembro, duas empresas de investimentos, a Pontos Group e a Finnish Industry Investment Ltd, investiram no negócio automotivo da Metso, com participação total de 34% da Valmet Automotive.

Ajuste para o futuro, 2011

Apesar da incerteza econômica global, a rentabilidade da Metso cresceu de forma constante em 2011. O negócio de serviços, com um valor de mais de 3 bilhões de euros, representou cerca de 40% dos pedidos recebidos em 2011.

Em agosto, a Metso adquiriu o negócio de serviços de mineração da Copperstate Industrial Services, baseada no Arizona, EUA. A aquisição teve como objetivo fortalecer a posição da Metso como fornecedora de serviços e tecnologia de ponta para a indústria de mineração na América do Norte e México.

Em agosto de 2011, a Metso celebrou um contrato com as chinesas SAC (Standardization Administration of China) e Guodian Nanjing Automation para apoiar a estratégia da Metso no mercado de sistemas de controle de automação de energia na China.

Em dezembro, a Metso vendeu sua fábrica em Valkeakoski, Finlândia, com todos os equipamentos e manufatura de cestos de filtragem.

Nossa jornada continua, 2012

Com o negócio de serviços como principal prioridade estratégica da empresa em 2012, a Metso continuou focando no crescimento de suas redes e aprofundando seu conhecimento nos processos dos clientes.

Em novembro, a Metso formou uma joint venture com a chinesa LiuGong Grupo para desenvolver o negócio de britagem montado sobre esteiras na China. Também em novembro, a Metso adquiriu 75% da Shaorui Heavy Industries, fabricante líder de equipamentos de britagem e peneiramento para o mid-market.

A Metso entrou em novos mercados com a aquisição da fabricante de válvulas sul-coreana Valstone.

Além disso, a Metso consolidou suas operações de válvulas nos Estados Unidos com as novas instalações em Massachusetts e abriu um novo centro de abastecimento e serviços de válvulas em Vadodara, Índia.

O ano da cisão, 2013

Em agosto de 2013, a Metso fechou a aquisição da fundição chinesa de manganês e aço JX. A aquisição aumentou a capacidade da Metso para fornecimento de peças de desgaste para a indústria de mineração e construção na China.

Em 01 de outubro de 2013, a Assembleia Geral Extraordinária aprovou a cisão da Metso em duas empresas. No início de 2014, os negócios de Mineração e Construção da Metso Corporation e os negócios de Automação formaram a nova Metso Corporation, e os negócios de Celulose, Papel e Energia formaram uma nova empresa chamada Valmet Corporation.

Em dezembro de 2013, a Metso fechou um acordo para reduzir sua participação na Valmet Automotive para aproximadamente 41%. Esse acordo representou o fim da Valmet Automotive como subsidiária da Metso. Isso significou que a Valmet Automotive não seria mais consolidada como uma empresa separada nas demonstrações financeiras consolidadas da Metso; em vez disso, seria reportada como uma empresa afiliada. 

2015

Em 15 de janeiro de 2015, a Metso celebrou um acordo para a venda dos Sistemas de Processo de Automação (PAS) para a Valmet. A transação abrange todas as atividades relacionadas ao PAS: soluções de automação e de gestão de informações, analisadores e medições, e serviços relacionados. A operação foi concluída em 01 de abril de 2015. Leia mais em nosso release aqui (em inglês).

A alienação está alinhada com a nova estratégia da Metso anunciada em julho de 2014, de acordo com a qual a empresa se concentrará nos negócios de produtos e serviços para mineração, agregados, e para as indústrias de petróleo e gás. Leia mais sobre a estratégia da Metso aqui.

1990

 Repola Oy criada em 1991 - Rauma nasce

 O nome Rauma-Repola tornou-se história, quando Rauma-Repola e uma grande indústria florestal finlandesa, United Paper Mills Inc., anunciaram o processo de fusão em 1º de janeiro de 1991. A nova empresa, Repola Corporation, era uma empresa privada, com operações divididas entre a indústria florestal e a indústria de metal e engenharia. Os negócios de metal e engenharia da nova empresa foram concentrados dentro nova subsidiária da Repola, Rauma Corporation.

Em junho de 1995, a empresa Rauma foi listada nas bolsas de valores de Helsinki e Nova York (NYSE). Quando Kymmene Corporation e Repola fundiram-se em Maio de 1996 para formar a UPM-Kymmene Corporation, Rauma tornou-se uma subsidiária da UPM-Kymmene. UPM-Kymmene gradualmente reduziu a sua participação na Rauma para 34,5% em 31 de dezembro de 1998. 

Valmet reorganiza sua estrutura de negócios na década de 1990

As operações da Valmet foram reorganizadas na década de 1990. Em maio de 1992, a maioria do capital social da Tampella Papertech Oy foi adquirida pela corporação. Como consequência, o maquinário papelão, tecidos e celulose foram transferidos para o novo grupo de negócios Valmet-Tampella. O grupo Valmet-Tampella fundiu-se com a unidade de Paper Machinery, formando Paper and Board Machinery em janeiro de 1995. A fabricação de tratores foi vendido ao Sisu em abril de 1994. A venda de Patria Finavitec, uma empresa envolvida com a fabricação de peças de aeronaves e a manutenção de aeronaves, foi concluída com a venda de 50,1% do seu capital social ao Estado finlandês, em janeiro de 1996. O restante foi vendido ao Estado finlandês, em dezembro de 1998.

Valmet é listada na bolsa de valores de New York

Valmet foi listada na bolsa de valores de New York (NYSE), em maio de 1996. 

Metso - Uma nova empresa nasce em 01 de julho de 1999

Em 17 de novembro de 1998, o Conselho das empresas Rauma e Valmet anunciaram a proposta de fusão das duas empresas. O plano de era realizar a fusão em 1 de julho de 1999, para formar uma nova corporação. A proposta foi aprovada por reuniões extraordinárias de acionistas da Valmet de Rauma em 31 de janeiro de 1999. A nova empresa iria se chamar Metso Corporation.

1980

 Até o fim da década de 1980, a maioria das exportações da Finlândia foram para a União Soviética e os países do COMECON, incluindo um terço das exportações da Rauma-Repola. Quando a União Soviética desapareceu como uma área de mercado e a indústria da construção naval secou na virada da década, o segmento industrial de metal e engenharia da Rauma-Repola enfrentou a necessidade de uma mudança radical. A empresa respondeu com determinação desenvolvendo aqueles negócios para se tornar mais competitivo.

Valmet, também simplificou e renovou suas operações em 1980, começando a se concentrar mais em máquinas de papel e tecnologias relacionadas. Valmet alienou certas empresas, incluindo os negócios de construção naval e a fabricação de elevadores. O ano de 1986 foi o último para a empresa Shipyard Group da Valmet, indústria de construção naval, vendendo para a empresa Wärtsilä e comprando em retorno seu maquinário especializado em papel das instalações em Järvenpää, nos arredores de Helsink. Foi criada então a  existente divisão máquina de papel da Valmet para formar Valmet Paper Machinery Inc., que começou em 1 de janeiro de 1987. Para Valmet, os anos 1980 foram caracterizados por uma rápida internacionalização.

Para Rauma-Repola, a década de 1980 foi um período de grandes aquisições corporativas. A empresa comprou Neles na Finlândia e Jamesbury nos EUA, fundindo-os em 1988 para formar Neles-Jamesbury, que se tornou Controls Neles, em 1997.

Em 1987, Rauma-Repola comprou o principal fabricante europeu de britador, Bergaud e de suas subsidiárias, bem como a Nordberg UK. Seguido pela aquisição em 1989  de outras duas grandes empresas, Nordberg Inc e Timberjack Corporation, as duas dos Estados Unidos. A empresa sueca Sunds Defibrator Industries AB veio sob a posse de Rauma-Repola em etapas entre os anos de 1988-1991.

1988 - Valmet ganha cotação na bolsa

Valmet ainda estava sob posse do Estado quando se tornou a primeira empresa a ser listada na Bolsa de Valores de Helsinki em outubro de 1988. A emissão de ações foi implementada pela Valmet em agosto e setembro de 1988 e já tinha cortado a propriedade estatal finlandesa de 100% para 80%. Outra importante marco  em 1994 foi a queda da participação do estado para 58,6%, com uma venda de ações do estado em Junho de 1996, reduzindo-o ao nível atual de 20%.

1970

A empresa Lokomo Oy foi estabelecida em 1915 operando em Tampere, na Finlândia. Em 1970 foi adquirida por Rauma-Repola. A aquisição trouxe consigo todo maquinário, incluindo britadores, escavadoras, niveladoras, guindastes e máquinas florestais.

1960

Em 1968,a  Valmet e a empresa sueca Saab-Scania fundaram uma fábrica de automóveis em Uusikaupunki, Finlândia, onde a produção começou em novembro de 1969. O primeiro modelo produzido na fábrica foi o Saab 96. Mais tarde, outras marcas e modelos, incluindo o Chrysler Talbot, Opel Calibra e Porsche Boxster, foram introduzidas.

Em 1992, a fábrica de Uusikaupunki foi transferida para a propriedade exclusiva da Valmet, mudando seu nome para Valmet Automotive em setembro de 1995.

1950

A primeira grande fusão no negócio finlandês ocorreu quando duas importantes empresas, Repola-Viipuri Oy e Lahti Oy, fundiram-se com Rauma-Raahe Oy.

Inicialmente, a nova empresa, Rauma-Repola, era oficialmente uma companhia de transformação de madeira com foco na indústria da serraria e produção de celulose. No entanto, a gestão de Rauma-Repola decidiu incluir o segmento de engenharia mecânica. Já na década de 1950, a gama de produtos da empresa incluíram as indústrias de celulose e máquinas metalúrgicas, bem como a construção naval.

 A construção naval permaneceu como a principal operação para a empresa Rauma-Repola até o final da década de 1980. Mas no início de 1990 a  empresa abandonou completamente o segmento de construção naval.

1940

Rauma-Raahe Oy foi fundada em 1942 a partir da junção de inúmeras serrarias e madeireiras da época que haviam crescido rapidamente.

Em 1946, diversos oficinas de metal pertencentes ao Estado finlandês foram fundidas para formar a Valtion Metallitehtaat. No início de 1951, o grupo Valtion Metallitehtaat foi rebatizado para Valmet Oy, e a gama de produtos foi expandindo ao longo dos anos para incluir navios, aviões, armas, locomotivas, tratores, motores marítimos, elevadores e, é claro, máquinas de papel.

Valmet começou a fabricação de máquinas de papel nas antigas oficinas de artilharia  da Rautpohja em Jyväskylä no início de 1950 entregando a sua primeira máquina de papel em 1953. Valmet tornou-se um fornecedor internacional significativo de máquinas de papel em meados da década de 1960, quando ele entregou diversas máquinas para as principais indústrias de papel do mundo.