Press release março 9, 2017 04:00:00 CET

Novo serviço digital da Metso permite o controle operacional por meio de dados

Solução traz tecnologias de analytics e de computação em nuvem para a britagem móvel, melhorando a operação e a manutenção.

A Metso acaba de lançar o Metrics Service, uma solução digital para ajudar a otimizar as operações e a manutenção de equipamentos de peneiramento e britagens móveis. A solução faz parte da oferta de contrato de Serviços de longo prazo, da companhia. O Metso Metrics Service é mais um passo de desenvolvimento digital da empresa, ampliando as possibilidades oferecidas pelas tecnologias de analytics e de computação na nuvem. O novo serviço está sendo apresentado nessa semana na Conexpo 2017, em Las Vegas, nos Estados Unidos.

Como os equipamentos de britagem móvel deslocam-se por vários locais, o rastreamento desses ativos é um desafio, assim como manter e monitorar o desempenho máximo das frotas. Com o Metso Metric Services, que adota dispositivos de comunicação embarcados nos equipamentos, é possível ter um quadro dos dados importantes de operação e de manutenção. As informações envolvem desde taxas de utilização até níveis de produção em campo e consumo de combustíveis. O acesso aos dados é seguro e permite a tomada de decisão baseada em informações que impactam as operações de britagem.

“Fazer o melhor uso dos ativos depende de dados confiáveis: ter informações corretas no tempo certo ajuda os clientes a tomarem decisões operacionais e de manutenção estratégicas que aumentam produtividade e disponibilidade dos equipamentos”, explica Giuseppe Campanelli, vice-presidente de Soluções de Serviços da Metso. De acordo com ele, o Metso Metrics Service foi projetado para coletar e fornecer informações cruciais por meio de uma interface amigável. Combinado com a experiência da rede da Metso para resolver problemas ou de assistência opcional com análises, o novo serviço oferece ferramentas para melhorias contínuas, tanto em nível de desempenho como em segurança e sustentabilidade.

O Metso Metrics Services também ajuda a identificar ativos com baixo desempenho e oportunidades de treinamento das equipes de campo. A ferramenta pode ainda controlar os custos de inventário e de manutenção. Outra funcionalidade que os operadores de plantas móveis podem desfrutar é a integração do plano de manutenção dos equipamentos ao Metso Metrics Services. Com essa iniciativa, eles focam nas principais demandas dos equipamentos, antecipando inclusive as trocas de peças e revestimentos.

“O Metso Metrics é um exemplo excelente de como podemos ajudar nossos clientes a elevar suas operações a outro nível, com recursos de digitalização”, conclui Campanelli.