Press release agosto 4, 2016 05:00:00 CET

Parceria entre Metso e Hydro Paragominas realiza manutenção no moinho de bolas da mina em tempo recorde

Planejamento para substituição da engrenagem de 82 toneladas do equipamento, que apresentava fissuras, foi realizada em sete meses

Localizada no nordeste do Pará, a mina de bauxita da Hydro processa cerca de 15 milhões de toneladas de minério/ano, produzindo quase 10 milhões de toneladas de bauxita desaguada. Operando desde março de 2007, a planta está a 315 km de distância da capital do Estado.

A logística, no entanto, não foi a principal dificuldade da unidade quando a Metso foi acionada no final de 2015 para auxiliar na solução de um desafio da mineradora: um dos moinhos de bolas da planta de processamento apresentou trincas em sua engrenagem de 82 toneladas. Isso poderia reduzir a capacidade de beneficiamento de bauxita – matéria prima na fabricação de alumínio.

“O cliente precisava de uma solução rápida, pois o equipamento parado poderia impactar a produção”, conta Francisco Nogueira. A direção da empresa então acionou a Metso, que possui uma equipe internalizada na Hydro Paragominas.

David Foinquinos, que atende a mineradora, iniciou uma rápida etapa de consultas aos especialistas da Metso.  A meta? Ajudar o cliente a encontrar a melhor alternativa para a substituição da engrenagem instalada no moinho.

“O fato aconteceu no Natal e nossa equipe agiu in loco durante o Ano Novo para fazer avaliação. Nossa resposta foi rápida, considerando o período de feriado e que nossa principal base no Brasil estava a 2.8 mil km de distância”, conta David Foinquinos.

A solução envolveu seis fases: inspecionar completamente a engrenagem avariada do moinho; auxiliar o cliente na descoberta das causas-raízes do problema; consultoria de reparo paliativo da engrenagem por solda; fornecimento de serviços de ajuste e alinhamento da engrenagem reparada; definição de plano de contingência em caso de falha da engrenagem reparada; e suprir diferentes alternativas técnicas para substituição da engrenagem, considerando melhor prazo e custo para o cliente.

 “Não era apenas oferecer a troca de partes sobressalentes, mas sim de uma solução para o problema de forma rápida, segura e que garantisse a menor perda para o cliente. E foi o que fizemos”, diz Anderson Brini. Ele ressalta que a questão foi resolvida em sete meses.

“A Metso nos apoiou quando solicitamos a sua assistência. Ela nos deu uma excelente solução, com assistência técnica e um tempo de entrega curto”, finaliza Anderson Cerceau, Diretor Industrial da Hydro Paragominas.