Press release fevereiro 19, 2016 03:00:00 CET

Metso participa de mais de 100 paradas programadas ao redor do mundo em 2015

Realizadas em vários setores da indústria, as intervenções focam no aumento da produtividade dos clientes.

A demanda pelo conhecimento profundo de paradas programadas e serviços profissionais da Metso cresceu de forma constante ao longo dos últimos anos.  Em 2015, a empresa participou de mais de 100 paradas programadas ao redor do mundo, realizadas em refinarias, petroquímicas, usinas de gás natural, biocombustíveis, celulose e papel. Os clientes puderam contar com o conhecimento específico em serviços, capacidade e uma gama de ofertas de soluções personalizadas que a Metso oferece para paradas programadas.

"A parada programada pode ser considerada um projeto estratégico para a planta, uma forma de gestão dos seus recursos. O planejamento, a execução eficiente e a retomada das operações dentro do prazo garantem a segurança, bem como a alta disponibilidade e confiabilidade da planta até a próxima parada programada. Estamos desenvolvendo de forma constante nossas capacidades de serviços de válvulas e rede de centros de serviços para aumentar a produtividade dos nossos clientes", afirma Timo Hänninen, Vice-Presidente, Serviços Flow Control da Metso.

 Uma das mais recentes operações na indústria de petróleo e gás das quais a Metso participou em 2015 aconteceu na refinaria Porvoo da Neste, na Finlândia. A solução de serviços consistiu no planejamento de manutenção das válvulas, substituição de equipamentos, manutenção e peças de reposição, além do acompanhamento em tempo real do projeto. Ao todo, foi realizada a manutenção de aproximadamente 270 válvulas da Metso, proporcionando ao cliente melhorias significativas da disponibilidade das válvulas.

Um bom planejamento é a chave para o sucesso

 Execução eficiente da parada programada e um suave startup, remete a uma preparação eficiente do escopo, das ações, dos materiais e recursos, todos esses pontos são determinados através  das soluções da Metso para paradas. O planejamento da manutenção de válvulas para um projeto é sempre precedido da estreita colaboração entre o cliente e a Metso . "É o nível de planejamento que determina o sucesso da execução da parada", comenta Timo Hänninen. "Ter a Metso como parceiro para o planejamento das paradas programadas garante a disponibilidade dos materiais e recursos corretos, quando necessário. Os riscos também são minimizados".

 Os trabalhos preparatórios da Metso para as atividades de parada programada em uma das maiores refinarias de petróleo na Polônia, a Grupa Lotos, em Gdansk, por exemplo, está em andamento há anos, sendo que a parada só ocorrerá em 2017. Para garantir a operação segura da planta até a próxima parada, os especialistas da Metso identificam cuidadosamente os equipamentos que precisam ser atualizados, quais requerem manutenção ou substituição. Isso não só define o âmbito e as atividades a serem realizadas, mas também determina o seu cronograma, além dos recursos e materiais necessários.

 A manutenção dos equipamentos Metso, é realizada utilizando peças de reposição originais, procedimentos e recomendações de manutenção, garantindo assim a mesma qualidade, garantia e certificação que a Metso oferece aos novos produtos.

Presença global e longa experiência em válvulas

Em 2015, a Metso abriu cinco novos centros de manutenção e tecnologia em válvulas e hoje oferece suporte através de mais de 40 centros de serviços em todo o mundo. Os centros fortalecem a posição da Metso para montar, testar e prestar serviços a um número elevado de válvulas atendendo às necessidades de grande volume durante as paralizações nas plantas. Os serviços são fornecidos para equipamentos da Metso e de terceiros, incluindo válvulas, atuadores, posicionadores  e bombas.

 A Metso possui sólida experiência no fornecimento de desempenho e confiabilidade de engenharia para clientes da indústria de petróleo & gás, celulose & papel e processos, através dos produtos de suas marcas líderes Neles® e Jamesbury®, entregando globalmente milhões de válvulas de controle e válvulas on-off ao longo dos últimos 90 anos. A Metso possui centros de tecnologia e fábricas de válvulas na Finlândia, Estados Unidos, Alemanha, China, Coreia do Sul, Índia e Brasil.