Press release março 24, 2016 04:00:00 CET

Líder em reciclagem metálica, Metso reúne especialistas em Sorocaba

Uma das pioneiras no mercado de reciclagem de sucata metálica no mundo, a fabricante de equipamentos reuniu quase 40 profissionais, em nível de direção e gerência de médias e grandes empresas, e discutiu a reciclagem de sucata metálica e outros resíduos sólidos.

Quase quarenta profissionais que lideram atividades de operação e manutenção na área de reciclagem participaram do evento Jornada de Reciclagem, que aconteceu na semana passada em Sorocaba (SP). Dividido em dois dias (15 e 16), o encontro foi altamente focado. O seminário aconteceu no Centro de Treinamentos da fabricante, incluiu visitas às plantas Equipamentos e Fundição e foi dividido em três temas: reciclagem metálica, reciclagem de resíduos sólidos e serviços disponíveis para o segmento.

Segundo Marcelo Motti, principal executivo da Metso no país, a Jornada da Reciclagem foi pensada para apresentar soluções inteligentes e diferenciadas, com base no conhecimento técnico que a companhia detém, combinado com seu capital humano. Entre as tecnologias apresentadas, o executivo destaca as unidades móveis de britagem da linha Lokotrack e os trituradores para resíduos sólidos M&J, ambas consideradas versáteis para atender demandas específicas do setor de reciclagem.

Reciclagem metálica

Anualmente, cerca de 500 milhões de toneladas de sucata de aço são recicladas ao redor do mundo, sendo que aproximadamente 30% desse material é processado por tecnologia Metso. Os dados foram apresentados pelo Gerente de Vendas de Equipamentos para Reciclagem da empresa, Karl Abude Scheidl, e não param por aí. O executivo também apontou que mais da metade da sucata processada em Shredders também é feita por equipamentos da companhia.

A linha completa para reciclagem de sucata metálica contempla os equipamentos das marcas Metso Lindemann e Metso Texas Shredder, incluindo as prensas dos tipos tesoura, enfardadeira e briquetadeira, bem como plantas completas de Shredders.

Reciclagem de resíduos sólidos

Para o processamento de resíduos sólidos em geral (tais como madeira, resíduo sólido urbano, resíduo perigoso, plástico, papel), o destaque ficou por conta dos pré-trituradores e triturados secundários Metso M&J. O modelo Eta©PreShred 1000M, por exemplo, está disponível em várias capacidades e versões, oferecendo - além da versão fixa - três diferentes conceitos de mobilidade: sobre esteira, montado sobre semirreboque ou roll-on/roll-off. Segundo apontado por Karl, os trituradores Metso têm capacidade para processar até 200 toneladas por hora de material e já tiveram sua eficiência comprovada em mais de 600 instalações em todo o mundo.

Britagem móvel sob esteiras

Outra linha apresentada pela multinacional foi a de conjuntos de britagem móvel sob esteiras Lokotrack, que podem ser utilizados em aplicações diversas, como na reciclagem de concreto, tijolos e asfalto. Uma das opções, o modelo Lokotrack LT1110, tem como base o britador de impacto Nordberg NP1110M. Especialmente projetado para aplicações móveis, a solução apresenta uma grande abertura de alimentação e construção robusta. Entre os diferenciais da tecnologia, destaca-se a facilidade de transporte, capaz de tornar pequenos contratos lucrativos.

Além da solução com britador de impacto, a Metso conta com soluções de britagem com mandíbulas e cones, e também peneiras, tanto em versões móveis sobre pneus quanto unidades fixas.

Serviços

A área de serviços também tem um papel predominante na atuação da Metso, representando 47% das vendas líquidas da empresa a nível mundial. “Nosso foco é estar cada vez mais próximos aos clientes, para compreender as necessidades do dia-a-dia e oferecer soluções completas que reduzam custos e melhore a performance das operações”, disse o Gerente Nacional de Serviços para Mineração da Metso, Carlos Petravicius.

O executivo ressaltou que as soluções em serviços da empresa são baseadas no profundo conhecimento da tecnologia e processo de cada cliente. “A Metso propõe que com uma eficiente gestão dos processos podemos proporcionar uma queda significativa no tempo de Ramp-UP e, consequentemente, redução nos custos e aumento nos lucros de nossos clientes”, complementa.

Durante o Workshop, Petravicius reforçou que, para os equipamentos de reciclagem, como é o caso de Shredders e Prensas, a empresa oferece assistência técnica especializada e altamente qualificada, instalação e supervisão de montagem de plantas de processamento de sucata, e treinamento de operação e manutenção. ”Também fazem parte da oferta Metso a realização de diagnósticos de problemas, monitoramento de processos e inspeção de componentes e peças de desgaste para melhoria de performance”, finalizou.