Press release outubro 20, 2015 04:00:00 CET
Share to Facebook Share to Twitter Share to Twitter More...

Metso e a mineradora Kevitsa expandem contrato de serviços na Finlândia

Kevitsa adota Metso como fornecedora de peças de desgaste e reposição para o britador giratório primário, para aumentar intervalo de manutenção.

A Metso fechou um contrato de serviços para manutenção e fornecimento de peças de desgaste do britador giratório primário da FQM Kevitsa. A mina de cobre e níquel é de propriedade da canadense First Quantum Minerals Ltd (FQM) e está localizada em Sodankylä, na Finlândia. O valor do contrato não foi divulgado.

O contrato para o britador giratório primário é mais um passo da bem-sucedida parceria entre as empresas. No início deste ano a Kevitsa confiou à Metso o fornecimento de peças de desgaste, instalação e otimização de sua linha de moinhos. Os resultados têm sido impressionantes e houve significativa diminuição de paradas não programadas. O objetivo agora é atingir melhorias similares no britador giratório primário, aumentando a vida útil das peças de desgaste.

“Quando tomamos a decisão de atualizar nossos revestimentos de moinhos do tradicional para o inovador Megaliner™ da Metso, ficou óbvio que o giratório primário seria o próximo passo em nossa busca pela capacidade plena da planta”, diz Timo Ikäheimonen, gerente de Planejamento da FQM Kevitsa.

“Na Kevitsa, entendemos que é importante realizar melhorias em toda a planta de forma balanceada, ao invés de otimizar um único processo. Dessa forma, iniciamos as negociações com a Metso para garantir que a vida útil e a troca de peças do britador giratório primário pudessem corresponder aos requisitos de alta disponibilidade, assim como a outros aspectos do processo”, continua Ikäheimonen. Segundo ele, a habilidade da Metso em otimizar simultaneamente as peças de desgaste e o processo de instalação da empresa teve papel crucial na decisão da FQM Kevitsa em escolhe-la para cuidar de um britador primário de outra marca.

 A capacidade da Metso de oferecer uma solução customizada e de longo prazo na otimização do equipamento foi decisiva na escolha do fornecedor nessa parceria. “A Metso ofereceu a solução mais completa. Eles apresentaram resultados de testes e análises já na fase de proposta e um desenvolvimento claro para as necessidades específicas de instalação e peças do nosso britador, de forma integrada e de longo prazo” – comenta Heikki Kamula, Engenheiro de Manutenção da FQM Kevitsa.

Otimização de peças de desgaste melhora lucratividade

O britador giratório primário e os moinhos foram fabricados por outro fornecedor não-Metso. Entretanto, a cuidadosa seleção e design de suas peças de desgaste são cruciais para a operação. O aumento da vida útil das peças de desgaste se traduz em mais horas de produção e melhor lucratividade.

“A confiança da Kevitsa na Metso para fornecimento de novas peças é uma demonstração clara do nosso profundo conhecimento em processamento mineral e a grande diferença que nossos especialistas podem fazer para o negócio de nossos clientes” – diz Jouko Tolonen, Gerente de Vendas Regional da Metso.

Além da otimização das peças de desgaste do britador, a Metso irá aplicar sua expertise na melhoria de dispositivos de segurança, desenvolvendo novos acessórios para a instalação das peças de desgaste.

As primeiras peças de desgaste serão fornecidas para a mineradora na Finlândia no último trimestre de 2015 e a partir de 2016 a Metso assumirá a manutenção completa do equipamento.

Sobre a First Quantum Minerals Ltd.

A First Quantum Minerals Ltd. é uma empresa em rápido crescimento, com sete minas e cinco projetos em desenvolvimento no mundo. A empresa produz cobre, níquel, ouro, zinco e platina. Quando finalizados, os projetos na Zâmbia, Panamá e Peru irão aumentar a produção anual de cobre da FQM para mais de 1.3 milhão de toneladas.

Compartilhar

Metso no Twitter