Press release outubro 13, 2015 05:00:00 CET
Share to Facebook Share to Twitter Share to Twitter More...

Metso apresenta solução in-pit que reduz emissões e aumenta segurança em mina de ferro russa

A Metso colocou em operação um sistema in-pit e de transportadores de última geração na mina de Olkon, na Rússia. Após dois anos de construção, o sistema está operando à plena velocidade e entregando resultados significativos.

Antes da solução Metso, a Olkon dependia de uma planta tradicional de britagem, sem recursos in-pit. A adição do novo sistema permitiu redução de custos operacionais relacionados ao transporte feito por caminhões, além de prevenir acidentes e reduzir a emissão de CO2. Ao invés de carregar caminhões com o minério do desmonte da mina até a planta, o minério é britado diretamente na mina e transportado via transportadores de correia.

“O bem-sucedido start-up do equipamento de britagem e peneiramento e dos transportadores em nossa mina é uma boa razão para que outras mineradoras adotem a solução. Nós fomos os pioneiros no uso desse sistema na Rússia”, comenta Alexandre Popov, diretor geral da Olkon. “O sistema é novo para nós e para toda a indústria de mineração da Rússia e Europa. Trabalhamos com a Metso há muitos anos e temos vários projetos bem-sucedidos. O sistema in-pit com transportadores agora faz parte dessa lista”, complementa Popov.

Para alcançar um sistema in-pit de classe mundial, a Olkon buscou um fornecedor que pudesse oferecer a solução completa. A experiência da Metso permitiu desenvolver um sistema que inclui britagem primária, secundária e ainda o transporte por transportadores de correia, com uma capacidade de 1.200 toneladas por hora.

“Esse projeto é resultado de uma parceria efetiva entre a Olkon e a Metso. A Metso mobilizou sua equipe no país todo para desenvolver e implementar essa solução de in-pit com transportadores. A Olkon confiou na experiência e na capacidade de implementação da Metso, assim como na qualidade de seus equipamentos, e o resultado é um sistema digno de exposição”, mencionou Frederic Barou, Gerente Sênior de Projetos da Metso.

O sistema consiste em um alimentador de sapatas AF10-84, um britador de mandíbulas Nordberg® C200, uma peneira de mineração RF2448, um britador cônico Nordberg® HP800™, transportadores de correia e um sistema elétrico e de automação customizado, além de todas as estruturas de suporte, alimentação e manutenção. A instalação também foi supervisionada pela equipe Metso, que deu suporte durante o start-up e o comissionamento.

 

 

Manutenção mais fácil e redução do consumo de energia

Um projeto de engenharia bem pensado e atenção aos detalhes valem a pena. Os transportadores, parte do portfólio Metso, são de fácil manutenção e apresentam proteção sem precedentes contra temperaturas baixas. O desenho da tremonha reduz o consumo de revestimentos anti-desgaste. Todos os componentes são controlados por um sistema altamente sofisticado desenvolvido pela Metso, que mantém o fluxo da planta constante e otimiza a alimentação dos britadores. Dessa forma, o consumo de energia é otimizado e há maior eficiência se comparado ao sistema de controle utilizado anteriormente.

Para garantir a segurança, o sistema inclui um conjunto completo de acessos e plataformas de manutenção para todo o equipamento. A Metso também desenvolveu e instalou os guarda corpos e coberturas na maior parte dos transportadores e estações de britagem, de acordo com as normas mais recentes. Dentre as características elétricas do projeto está incluído um modo de manutenção segura, com caixas de controle locais, assim como interruptores traváveis de isolamento dos motores, oferecendo maior segurança a operadores e à equipe de manutenção.

Para mais informações sobre soluções in-pit e transporte, visite:

http://www.metso.com/showroom/mining/in-pit-crushing-and-conveying-saves-more-than-just-fuel/

http://www.metso.com/solutions/in-pit-crushing-and-conveying-ipcc-solutions/

Ferro ártico

Localizada a 200km ao norte do Círculo Polar Ártico, em Olenegorsk, na região de Murmansk, Olkon é uma das maiores mineradoras de ferro da Rússia. Empregando 1.900 pessoas, Olkon produz cerca de 4.4 milhões de toneladas de minério por ano. De propriedade da Severstal, faz parte de uma das maiores estruturas verticais integradas de aço e mineração do mundo.

Compartilhar

Metso no Twitter