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Blog: O que fazer quando a bucha do excêntrico do britador HP queima?

Em uma planta de britagem, eventualmente ocorrem falhas que podem exigir a parada do britador para uma manutenção não programada. Mesmo nessas intervenções, é necessário tomar alguns cuidados para evitar a reincidência.

Paradas não programadas

Uma das falhas possíveis é a queima de bucha do excêntrico. Geralmente, uma queima de bucha será evidenciada de três maneiras: 

  • Travamento total do britador
  • Aquecimento excessivo do óleo de lubrificação
  • Limalhas de bronze na tela da unidade hidráulica.

Alguns fatores que podem causar a queima da bucha do excêntrico:

  • Utilização de óleo lubrificante incorreto
  • Problema no sistema de lubrificação (bomba)
  • Utilização de perfil de revestimento incorreto ou pirata
  • Equipamento com regulagem muito fechada
  • Alimentação descentralizada ou segregada
  • Excesso de material fino na alimentação
  • Rotação incorreta

 

O que fazer quando isso ocorre?

Primeiramente é necessário buscar a identificação da causa para correção imediata. Depois é necessária a remoção da bucha danificada para instalação de uma nova. 

Alguns cuidados deverão ser tomados: quando a bucha fica “agarrada” no eixo principal do equipamento (conforme foto abaixo), a mesma deverá ser cortada para remoção.

 

Cuidado para não fazer marcas no eixo principal quando estiver cortando a bucha.

 

Qual o próximo passo?

Na seqüência, é necessário realizar a limpeza e polimento do eixo principal e do diâmetro interno do excêntrico. 

Após essa limpeza, é necessário realizar a medição do eixo principal e do diâmetro interno do excêntrico em no mímino 4 alturas e duas posições defasadas em 90 graus entre si conforme exemplo (no topo da página).

 

Após a coleta dessas medidas, será necessário o envio à assistência técnica da Metso para avaliar se as dimensões estão dentro das tolerâncias.

Em caso positivo, a bucha nova poderá ser montada. Caso contrário, a Metso orientará qual reparo é possível ou se há necessidade de substituição de um dos dois componentes. A montagem deverá seguir as instruções do manual do equipamento.

Antes de reiniciar a operação normal do equipamento, será necessário realizar o amaciamento da bucha conforme abaixo:

  • Operar o britador sem carga durante 1 hora 
  • Operar o britador durante 2 horas com câmara cheia, porém com o equipamento aberto o suficiente para atingir 50% da potência nominal (ou 60% da amperagem nominal) do motor
  • Fechar o britador até atingir 75% da potência nominal (ou 80% da amperagem nominal) do britador e operar por mais 4 horas 
  • Fechar o britador até atingir 100% da amperagem nominal durante 1 hora

Sempre entre as etapas, o equipamento deverá ser inspecionado para garantir condições normais de operação e que o anel de ajuste não esteja “batendo” durante a operação.

Dica: Todas as buchas do britador devem ser inspecionadas no momento de troca do revestimento. Esse cuidado poderá evitar paradas imprevistas em seu equipamento.


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