Ao continuar nesse site você concorda com o uso de cookies. Saiba mais sobre nossa política de privacidade. Ao continuar nesse site você concorda com o uso de cookies. Saiba mais sobre nossa política de privacidade.
Publicado set 20, 2016 Blog: Presença Metso

Blog: Um aluno da sexta série no cargo de CEO da Metso

Todo ano, o Me & MyCity promove para mais de 5.000 crianças da escola primária de Pirkanmaa uma introdução sobre a vida profissional e empreendedorismo no centro de aprendizagem de Tampere, Finlândia. Em cada evento, pedimos aos alunos para imaginar que eles estão administrando um negócio ou escritório local.

O melhor projeto do mundo para inovação na educação?

O Me & MyCity é um projeto realizado em estreita colaboração com municípios e empresas em oito regiões ao redor da Finlândia, e a cada ano apresenta para cerca de 45.000 alunos da sexta série uma visão única da vida profissional. O coordenador do programa é o TAT (Taloudellinen tiedotustoimisto) do Gabinete de Informações Econômicas. Como conceito de aprendizagem, o Me & MyCity representa uma versão em miniatura da sociedade e vida empresarial para os alunos, e foi eleito o melhor projeto do mundo para inovação na educação pelo prêmio WISE, organizado pela World Innovation Summit para Educação. Durante o dia, os alunos passam por entrevistas de emprego, recebem salários, pagam impostos, votam sobre como a cidade deve utilizar seus recursos, decidem como as empresas locais vendem seus serviços e emitem várias notas fiscais eletrônicas!

O objetivo do Me & MyCity é incentivar os alunos a se tornarem empresários e desenvolverem, além de coragem, uma percepção positiva em relação à vida profissional. Eles aprendem sobre seus pontos fortes e nós os ajudamos nos bastidores a assumir novos papéis.

Metso, um parceiro-chave

A Metso é uma das 15 empresas parceiras que apoiam o Me & MyCity. Ela possui um papel importante representando a indústria e está envolvida com as atividades de Tampere desde o início. Nossa cooperação continuará pelo menos durante os próximos três anos.

No evento do Me & MyCity, um aluno da sexta série é selecionado para desempenhar por um dia o papel de CEO da Metso. No Me & MyCity, a Metso atua apresentando informações sobre produtos, usando cartazes e um modelo em escala de um britador. Pedimos aos alunos para planejar a venda de britadores e projetar novos produtos para eles. É ótimo vê-los vestidos com capacetes e coletes de segurança. E, naturalmente, o aluno escolhido para assumir a função de CEO da Metso por um dia usa gravata!

O feedback que recebemos é muito positivo, não apenas das escolas e empresas, mas dos próprios alunos. É óbvio que eles se divertem e aprendem muito com essa experiência.

O "Engenheiro de Produto" da Metso acredita na possibilidade de um aumento de 5% na eficiência dos britadores.

Na quarta-feira, 4 de maio, o CEO do Me & MyCity foi o Julius, um aluno da sexta série. Sua organização incluía o Engenheiro de Produto Juha e a Diretora de Vendas Isabella.

Julius disse que já conhecia a Metso e, por isso, fez questão de se candidatar ao cargo de CEO. Seu objetivo era expandir as operações da empresa e, para isso, convocou imediatamente uma reunião sobre o assunto. O Engenheiro de Produto, Juha, definiu um aumento de 5% na eficiência dos britadores como objetivo do dia e disse: "Acredito que isso possa ser feito. O desafio é encontrar um motor que seja capaz de alimentar um britador mais eficiente."

O conceito de aprendizagem do Me & MyCity tem sido tão bem-sucedido que o Gabinete de Informações Econômicas da Finlândia vai relançá-lo para alunos do nono ano e expandir o conceito de cidade em escala global com foco na digitalização e equipes de trabalho.

 

Johanna Vihinen
Gerente Regional do Me & MyCity





Commenting instructions