Ao continuar nesse site você concorda com o uso de cookies. Saiba mais sobre nossa política de privacidade. Ao continuar nesse site você concorda com o uso de cookies. Saiba mais sobre nossa política de privacidade.
Publicado ago 30, 2016 Blog: Presença Metso

Blog: Por dentro da sustentabilidade – fazendo negócios com responsabilidade

Se cada um de nós assumir pessoalmente a responsabilidade sobre como a sustentabilidade se apresenta dentro das nossas atividades, a somatória dos impactos pode ser enorme. Essa é a abordagem, em termos de responsabilidade, que adotamos na Metso.

Muito do que a Metso faz contribui para que as indústrias tenham um melhor desempenho. E de uma forma mais sustentável. Os clientes que utilizam nossos produtos normalmente são capazes de aumentar as eficiências de segurança, de energia e de materiais em seus processos, ao mesmo tempo que reduzem as emissões e o consumo de água. Essa é a principal contribuição da Metso para um mundo sustentável. Mas é claro que também é importante agir com responsabilidade em nossas operações internas. 

Tratamos com seriedade as questões críticas 

Pode parecer que os moinhos e as válvulas estão a milhares de quilômetros de distância dos direitos humanos e das mudanças climáticas. Mas quando percebemos que nossos produtos são amplamente utilizados na indústria de mineração, agregados, petróleo e gás, e também papel, celulose e reciclagem, questões como segurança, energia, resíduos, cadeia de fornecimento e integridade do negócio logo entram nas discussões. 

Para que as pessoas conectem com mais facilidade a sustentabilidade com as questões comerciais – como qualidade, produtividade, custo e velocidade - agrupamos nossos tópicos de sustentabilidade em quatro grupos:

Construir o sucesso dos nossos clientes – produtos, soluções e serviços ambientalmente seguros e eficientes

  • Realizar juntos - um ambiente de trabalho seguro e uma cultura que apoia o bom desempenho, o desenvolvimento de competências e os princípios comerciais éticos
  • Contribuir com o meio ambiente - reduzir os impactos ambientais da nossa produção através de objetivos voltados à redução do consumo de água e energia, das emissões e da geração de resíduos
  • Cadeia de fornecimento responsável - avaliação, formação e parcerias próximas, bem como a conformidade com as leis aplicáveis ​​a materiais restritos

Sabemos que negócios responsáveis não são apenas a coisa certa a se fazer – eles também fazem com que sejamos mais inovadores, reduzem custos, aumentam a segurança e imprimem uma ordem em tudo o que fazemos. Ao longo dos anos, temos feito da sustentabilidade parte integrante dos nossos trabalhos de pesquisa e desenvolvimento e em nossa forma de trabalhar. A esse respeito, pode-se dizer que a sustentabilidade está no nosso DNA. Tudo isso reforça nossa competitividade e reputação perante nossos “stakeholders”. O que não podemos dizer é que já atingimos todos os nossos objetivos de sustentabilidade. Há sempre espaço para melhorias e o mundo, juntamente com as expectativas dos “stakeholders”, está em constante mudança. 

“Expect results” de ano para ano

O trabalho de sustentabilidade é irônico; quanto mais você sabe e mais atua, mais desafios e oportunidades se descobrem. Provavelmente porque vivemos num planeta complexo e em constante mudança, no qual a Metso tem uma grande influência através dos seus conhecimentos, pessoas e soluções. 

E estamos fazendo progressos constantes. Embora ainda temos um certo caminho a percorrer para atingirmos um LTIF inferior a um, conseguimos reduzir em 39% o LTIF de 2015 em comparação com 2014. A Taxa de Frequência de Acidentes com Afastamento (LTIF) também faz parte de todos os planos de desempenho da Metso. Nossos objetivos para 2020 de reduzir o consumo de energia e as emissões de carbono em 20%, e o consumo de água e geração de resíduos em 15%, permanecem na nossa mira. Também estamos implementando um processo sistêmico de auditorias na cadeia de fornecimento para assegurar que nossos fornecedores cumpram com as expectativas legais e éticas. E neste ano, também estamos nos aproximando ainda mais dos clientes, especialmente aqueles interessados ​​em temas mais complexos de sustentabilidade, como minerais de conflito/minerais escassos, aprimorando nosso código de conduta e capacitação dos nossos funcionários. De uma maneira geral, temos o objetivo de nos tornar líder de pensamento em sustentabilidade no nosso segmento até 2020. Confira nosso relatório de sustentabilidade (em inglês). 

Pode parecer que há muito a se fazer. Mas se pensar em como conseguir com que todos no nosso ecossistema, tanto funcionários como parceiros externos, façam as suas partes, então logo perceberá que o valor potencial para o nosso planeta e para a Metso vale todo o esforço. Leia aqui mais sobre a sustentabilidade na Metso.

 

Kaisa Jungman
Diretora de Sustentabilidade da Metso





Commenting instructions