Publicado abr 4, 2017 Blog: Presença Metso

Blog: Treinamento em realidade virtual fortalece as habilidades de observação de riscos

Já pensou no que poderia acontecer a alguém em cima de uma plataforma elevatória sem qualquer cinto de segurança? Ou se não houver um extintor de incêndio perto da placa de identificação em uma situação de emergência? A segurança dos funcionários deve ser a mais alta prioridade em qualquer local de trabalho. Nosso novo treinamento de segurança virtual leva o usuário a um ambiente parecido com um videogame.

Simulando o interior de uma fábrica em 3D, nossos funcionários devem reconhecer todos os perigos potenciais ou condições anormais que poderiam levar a acidentes. Pode não ser o Pokémon Go, mas é interativo e divertido, e até agora mais de 3.000 treinamentos individuais foram concluídos juntamente com várias sessões de treinamento em grupo. 

A segurança deve ser proativa e não reativa

A melhor maneira de prevenir acidentes é procurar proativamente áreas de risco e corrigi-las antes que ocorram acidentes. Cada ação corretiva cria um ambiente de trabalho mais seguro e contribui para o nosso processo de avaliação de riscos. A Metso incentiva fortemente a observação ativa de riscos e a elaboração de relatórios com base em nossa crença de que o compromisso dos funcionários com a segurança pode ser medido pelo número de observações de risco realizados.

A campanha de segurança do ano passado, “The Metso Safety Pledge 2016”, teve como tema “não deixar nenhum risco para trás” e enfatizou a observação de riscos. O novo treinamento virtual foi publicado como parte dessa campanha.

O treinamento começou como um desenvolvimento local pela Metso Chile, em parceria com a empresa chilena Qualitat, especializada em soluções modernas para treinamento industrial. Partes do ambiente de uma oficina real foram modeladas em uma simulação em 3D. Em seguida, com a ajuda de óculos virtuais, os funcionários tiveram a sensação em 360​​° de realmente estarem lá. A ideia foi tão bem-sucedida que a realidade virtual da Metso foi desenvolvida e transformada em formato para computador, sendo disponibilizada para todos os funcionários da Metso ao redor do mundo. 

O maior foco em segurança se reflete no aumento dos registros de observação de riscos.

Uma pessoa capacitada para fazer observações de riscos pode analisar ativamente o ambiente a sua volta e detectar imediatamente riscos que possam causar acidentes. A Metso sempre encorajou uma cultura focada na segurança e, como resultado, a quantidade de observações de riscos relatados tem aumentado anualmente. Em 2016, foi gratificante visualizado o número de observações de riscos relatados aumentar em quase 10% para 15.894, contra 14.696 em 2015.

Claro que a segurança não é um videogame, mas dar aos funcionários a oportunidade de praticar em um espaço do tipo 3D, que eles normalmente associam com diversão, faz com que a consciência de segurança aumente ainda mais.

O treinamento virtual foi realizado em parceria com a empresa Qualitat do Chile: http://qualitatcorp.cl/.




Commenting instructions