Blog: Go with the flow
Share to Facebook Share to Twitter Share to Twitter More...

Blog: Seleção otimizada de válvulas para plantas de processo

Confiabilidade do processo, segurança e produtividade são sempre tópicos importantes quando se trata de processos industriais e plantas de processo. A seleção correta de válvulas é fundamental para se alcançar as metas propostas de operação, segurança e produtividade. Além disso, ajuda a minimizar os custos de manutenção e o consumo de energia e matérias-primas.

O sucesso na seleção de válvulas começa com as informações de aplicação e o conhecimento do processo. A seleção e o dimensionamento de válvulas requer exatidão das condições do processo. O conhecimento técnico da aplicação da válvula, aliado a modernas ferramentas de dimensionamento, desempenha um papel vital na identificação da solução correta e na capacidade de prever possíveis problemas. Para se fazer uma seleção adequada de válvula, as informações do histórico das instalações ou referências atuais da válvula a partir de aplicações similares também ajudam a evitar os equívocos e problemas mais comuns nesta situação.

Diferentes tipos de válvulas possuem aplicações adequadas

Existem muitos fatores a serem considerados no momento da seleção da solução correta de válvulas para um processo industrial. Também existem diferentes tipos e modelos de válvulas disponíveis no mercado. Todos os modelos diferentes possuem aplicações adequadas. Um tipo ou modelo incorreto prejudicará a vida operacional da válvula e exigirá um número maior de manutenção e peças de reposição. E o mais importante é que a seleção pode ainda ter um forte impacto na operação e segurança da planta.

O mais frequente é que os problemas relacionados a válvulas estão, de algum modo, relacionados a seleção ou dimensionamento incorreto de corpo e internos. A seleção do tipo e dos materiais da válvula deve ter como base a exigência real de aplicação e se considerar o investimento e o custo total de propriedade. É igualmente importante escolher os modelos, o material e os revestimentos dos internos corretos separadamente para cada aplicação. Uma determinada construção de internos poderá funcionar bem em uma aplicação, porém rapidamente apresentará danos em outra. Por isso, existem muitas construções de sedes diferentes, cada uma com aplicações e fluidos de processo específicos para os quais foram desenvolvidas e testadas.

Custos de ciclo de vida útil x custo de aquisição

Tradicionalmente, o custo de aquisição direto de dispositivos tem sido visto como uma fonte de economia; algumas vezes, mesmo às custas de sua qualidade e desempenho. Aliás, alguns usuários finais de válvulas na indústria estimaram que apenas 10% a 30% do custo total de propriedade da válvula de controle está relacionado a seu preço de aquisição, enquanto que 70% a 90% pode ser atribuído à manutenção, reparo e operação. Além disso, é fundamental considerar o impacto financeiro total de possíveis falhas do dispositivo na produção da planta. Uma pequena economia antecipada em custos de aquisição às custas da qualidade do dispositivo pode gerar gastos ainda maiores através de custos posteriores de funcionamento do processo e manutenção do equipamento.

 

Os custos de operação e manutenção são afetados pela correta seleção e dimensionamento da válvula de controle com base nas exigências de aplicação, na qualidade da válvula e nos materiais selecionados.

Em vez de comprometer a qualidade da válvula, o correto dimensionamento deve ser visto como uma possível fonte de economia. Deve-se basear o dimensionamento da válvula nas condições reais do processo e considerar ainda os esporádicos pontos de operação possíveis da aplicação. Infelizmente, as válvulas de controle são, muitas vezes, dimensionadas com condições consideravelmente preliminares do processo, que podem incluir uma margem muito grande de segurança em decorrência de incerteza ou possível reserva futura. Isso pode causar o superdimensionamento da válvula ou um custo mais elevado de aquisição. Válvulas superdimensionadas operam com pequenas aberturas, que também vem a ser uma fonte comum de falhas mecânicas e problemas de erosão interna.

Nas fases antecipadas de seleção de válvulas, é preciso identificar as aplicações de válvulas críticas ao processo, de alto custo e de serviço severo. Recomenda-se investir mais tempo e dedicação na seleção correta e otimizada de válvulas, principalmente para estes tipos de aplicações. Uma seleção de válvula aprimorada e baseada na aplicação proporciona aumento no tempo operacional do equipamento, custos de manutenção reduzidos e melhor desempenho da válvula, permitindo ainda um retorno de investimento mais elevado.


Blogger

Vesa Lempinen

Gerente de negócios, Válvulas para petróleo e gás

Seus comentários são bem-vindos

Metso no Facebook

Metso no Twitter