Publicado abr 17, 2017 Blog: Go with the flow

Blog: Redução de custos e economia de água com as novas bombas para minério de ferro em Itaminas

O minério de ferro é um dos metais de uso mais comum no mundo. Ele é o principal ingrediente para quase 95% de todos os metais produzidos por ano no âmbito global.

Para assegurar a produção do mineral que requer uma operação contínua e perfeita 24 horas por dia, sete dias por semana, a mina da Itaminas em Sarzedo, Minas Gerais, Brasil, optou por instalar mais de 70 de nossas bombas de polpa, com tecnologia de vedação especial. A Itaminas é a segunda maior fornecedora de ferro gusa do Brasil.

Alto desgaste gera nova solução

O processo de produção de minério de ferro da Itaminas começa com o concentrador, depois vai para o separador magnético, ciclone e product stalls e, finalmente, para o tanque de rejeitos. O minério é então bombeado para a barragem de rejeitos através de um sistema de bombeamento composto por cinco estações. Cada estação está equipada com três bombas: duas em operação e uma reserva.

As bombas instaladas anteriormente na Itaminas apresentaram um alto grau de desgaste devido à abrasividade do minério fino para sinterização, minério fino para pelotização e hematita com densidade de 1,85 kg/m3 sendo bombeados. As bombas originais tiveram apenas uma vida útil de aproximadamente três meses. Além disso, a mão de obra para fazer a manutenção delas era dispendiosa e complexa.

Como as bombas não eram adequadas para a tarefa, a Itaminas decidiu substituí-las por bombas Metso visando diminuir o tempo de parada para manutenção, aumentar a produção e reduzir custos.

 

Sistema de vedação centrífuga Expeller diminui o índice de manutenção

Com base na experiência comprovada a partir de aplicações similares, a equipe da Metso instalou bombas da série Orion HM, equipadas com o sistema de vedação centrífuga Expeller, que opera sem água de selagem. Como essas bombas também são equipadas com peças de reposição de alto cromo para as vias úmidas, elas são especialmente recomendadas para o bombeamento de polpas abrasivas.

De acordo com os comentários do cliente após a substituição das bombas, o pessoal de operação da mina observou uma diferença considerável na eficiência proporcionada por nossa solução. A manutenção ficou mais simples e menos frequente. O sistema de bombeamento de rejeitos tem funcionado sem falhas, mesmo depois de dois anos de operação intensa.
Redução nos custos de manutenção em 75%; economia de água

Depois que a equipe da Metso instalou as bombas Orion, a Itaminas tem conseguido reduzir os custos de manutenção em 75%. E desde que a carga de trabalho de manutenção diminuiu, a Itaminas conseguiu redirecionar seu pessoal de manutenção para tarefas mais importantes.

Além disso, nossa solução incluiu a tecnologia de vedação Expeller, já que a disponibilidade de água era extremamente escassa no local. Assim, a mina conseguiu eliminar o uso de água de selagem e reduzir enormemente as despesas com água.

Programa de estoque reduz parada não planejada

Para melhorar o atendimento ao cliente e garantir o menor tempo possível nas paradas, a Metso forneceu à Itaminas peças de estoque em consignação e, assim, garantir a disponibilidade imediata, conforme a necessidade. Com isso, a mina conseguiu reduzir o tempo de parada não planejada, garantir uma operação sem falhas e, principalmente, maximizar sua produção. Como a Itaminas paga apenas pelas peças usadas, acaba reduzindo os custos.

O programa de estoque envolve uma avaliação mensal do estoque, a contagem de unidades e recomendações para melhorias feitas pelos especialistas da Metso. Para cada projeto específico, aplicamos conhecimento extensivo e experiência de outros tipos similares de instalações para dar sugestões que possam ajudar a fazer a diferença para a Itaminas.

Leia mais sobre a Itaminas >>




Commenting instructions