Publicado abr 19, 2017 Blog: Go with the flow

Blog: Alta Performance em válvulas borboletas – 40 anos de experiência

A história de 40 anos de experiência das válvulas borboletas Neles começou em 1973 quando o cofundador da Neles Oy, Antti Nelimarkka, pediu para sua equipe finalizar um esboço que ele havia feito em seu lendário caderno de anotações. O desafio foi desenvolver uma válvula borboleta que pudesse suportar temperaturas de até 600 °C (1.100 °F) e ainda manter excelentes características de vedação e durabilidade.

Um produto inédito.

Estava claro que apenas uma válvula de sede metálica poderia funcionar em tais condições. No entanto, não existia nenhum projeto antes como este. Após dois anos de desenvolvimento, a equipe de P&D da Neles apresentou a válvula Neldisc que provou de imediato ser um sucesso surpreendente. A sede metálica em forma de U e o disco elíptico deram origem a um projeto de válvula borboleta tri-excêntrica, que tem sido aplicado hoje em muitas válvulas borboletas. No entanto, essa foi a primeira naquela época. Além disso, as primeiras entregas, no fim de 1975, superaram todas as expectativas.

Novas aplicações foram descobertas ao longo dos anos

Em 1982, com base nesse projeto, desenvolveu-se uma válvula borboleta de alto desempenho, criogênica para baixíssimas temperaturas para aplicações de gás natural liquefeito. A partir de então, foram descobertas muitas outras possibilidades para este produto. Por exemplo, as válvulas borboletas são excelentes para controle, pois não há atrito da sede na faixa de controle e a rangeabilidade da válvula é surpreendentemente alta.

Outras portas se abriram ao se compreender que as válvulas borboletas se fecham de modo muito mais rápido do que outras, como as válvulas esferas, proporcionando um ótimo desempenho em aplicações ESD, ESV e em outras aplicações on-off.

Designs baseados nas necessidades dos clientes

Hoje, os membros da família Neldisc são muitos e estão disponíveis em todos os principais modelos. Existem muitas opções para aplicações severas, que exigem resistência a alta ciclagem, com camisa de vapor, resistência à erosão, etc. Graças à flexibilidade do conceito de design básico, a funcionalidade da válvula pode facilmente aumentar de modo a abranger novas aplicações.

No momento, a oferta de válvulas borboletas de alta performance da Metso é a mais abrangente em toda a indústria de válvulas. E muitos novos casos de sucesso estão aparecendo com base nas solicitações reais dos clientes.

Design de próxima geração para os próximos 40 anos e muito mais

Nos últimos 40 anos, a Metso forneceu mais de 700 mil válvulas Neldisc no mundo inteiro através de várias entregas memoráveis. Uma das mais importantes foi em 2004, quando a Metso forneceu uma válvula borboleta Neldisc de 80 polegadas, a maior unidade Neldisc já fabricada, para uma planta de processamento de gás no Oriente Médio. Em 2013, uma válvula de duplo flange de 80 polegadas foi entregue juntamente com mais de 280 válvulas borboleta para uma aplicação de gás craqueado na planta de polietileno de Sadara, na Arábia Saudita.

As válvulas borboletas Neldisc ainda estão em pleno desenvolvimento. O design da próxima geração Neldisc já está sendo trabalhado para ser uma referência no campo de válvulas borboletas de alto desempenho em 2016. Com esta renovação, a Metso está comemorando o 40º aniversário da primeira válvula borboleta com sede metálica e está planejando o sucesso desta válvula para os próximos 40 anos, e muito mais.




Commenting instructions