Publicado jul 7, 2016 Blog: Conhecimento digital Metso

Blog: Digitalização na cadeia de fornecimento - equipe vencedora dentro e fora do campo

Quantos jogadores do campeonato de futebol inglês de primeira divisão são realmente ingleses? Não tantos quantos você imagina. Os diretores dos clubes têm o poder para contratar a melhor combinação de habilidades e experiências em qualquer lugar do mundo.

Na Metso nós também temos nossa própria equipe de especialistas baseada em competências globais. Porém, assim como os clubes de primeira divisão, sabemos que para vencer há muito mais em jogo do que o desempenho da equipe titular em campo. Por trás de nós, fora do campo, temos uma ampla rede de fornecedores, parceiros externos e funções de suporte. Para ganhar, todos devemos estar perfeitamente concentrados no jogo e jogar com as mesmas regras e como um único time.

Se fizermos isso corretamente, nossa extensa rede permanece invisível para os torcedores das arquibancadas —em nosso caso nossos clientes, investidores e outros stakeholders. Eles estarão apenas assistindo um jogo onde a Metso demonstra um desempenho vencedor. Mas um baixo desempenho ou faltas no campo ou fora dele, de qualquer um de nossos parceiros, podem afetar o placar final, ou pior ainda, levar um cartão vermelho.

Nosso objetivo é colocar a Metso na primeira divisão para conseguir um maior valor para empresa. Como fazemos isso? Velocidade e transparência são duas palavras que veem à mente. O fio condutor de ambas é a digitalização.

A digitalização de nossa relação com o fornecedor aprofunda a interação humana

Vocês podem argumentar que a nível humano a digitalização, por natureza, se distancia. Mas estamos convencidos do contrário. Em nossas interações pessoais com fornecedores, os dados constituem um espelho em que ambos nos refletimos, oferecendo detalhes claros e transparentes, não obscurecidos por opiniões ou interpretações subjetivas. Os dados melhorados através da digitalização podem abrir-nos um campo para mudar nosso comportamento, reforçar nossa resiliência como uma equipe e até mesmo mover-nos na direção de uma interação humana mais profunda socialmente. Transparência também significa mais velocidade em reagir aos dados e avaliar e compartilhar a informação do fornecedor, inclusive ao nível ponto-a-ponto “peer-to-peer”, abrindo o caminho para uma qualidade e um desempenho superiores.

A digitalização da informação pública traz oportunidades para reduzir riscos da cadeia de suprimentos

A quantidade de informação pública atualmente disponível em nosso setor, incluindo as redes sociais, traz oportunidades para respostas mais rápidas que podem ajudar a reduzir riscos. Quanto mais conhecemos nossos fornecedores e seus fornecedores, e ainda os fornecedores destes, melhor posicionada estará a Metso para analisar a relevância da informação pública e reagir em situações de alto risco. Tivemos conhecimento recentemente de um caso real em que uma empresa teve notícias de um incêndio nas instalações de um de seus fornecedores através de um tweet de um transeunte. Ao reconhecer a foto eles puderam reagir rapidamente. Mas, e a mídia convencional? As últimas notícias de um grave terremoto em um lugar remoto, apesar de ser uma terrível tragédia, pode parecer irrelevante para a gestão da cadeia de suprimentos. A menos que a usarmos a inteligência de dados, através da digitalização, para nos avisar que um fornecedor de uma peça de uma máquina crucial para a Metso esteja localizado nessa mesma região geográfica.

Quanto mais rápidos e mais transparentes formos em todos os aspectos de nossa interação na cadeia de suprimentos, melhor posicionada estará a Metso para reunir os melhores parceiros para jogar como a melhor equipe. E isso significa entregar o melhor espetáculo para nossos clientes, os fãs das arquibancadas.

 





Commenting instructions