Blog: Conhecimento digital Metso
Share to Facebook Share to Twitter Share to Twitter More...

Blog: A Era do Hoodie Guy

Um estudo realizado por Forrester em 2013 indicou que a experiência do cliente é o coração da digitalização e, portanto, eles chamam o período a partir de 2010 de “A Era do Cliente”. Do ponto de vista da tecnologia digital, soluções como e-commerce, automação do marketing digital, gestão da experiência do cliente e CRM são tidas como o ícone dessa era. No entanto, essa caracterização da poderosa força digital atual é insuficiente.

Coisas como sistemas ciberfísicos (também conhecidos como indústria 4.0), dados e análises, fabricação digital, automação, força de trabalho digital, otimização de processos, robotização e impressão em 3D estão impulsionando a próxima onda da digitalização industrial. Essas tecnologias não são captadas pela definição focada no cliente de Forrester. E, além de tudo, quais negócios atualmente não têm pelo menos um nível básico de e-commerce e CRM já implantado?  

É por isso que depois de um ciclo que durou apenas cinco anos, a “Era do Cliente” acabou e uma nova era começou: o que chamamos de a “Era do Hoodie Guy”. 

A “Era do Hoodie Guy” marca o início da nova maneira de classificar o perfil digital do setor.  Pessoas com perfil inovador chegam aos setores tradicionais —os ameaçadores hoodie guys— e que estão desfazendo os nichos da indústria em pedaços. Sentados nos cafés Starbucks, pirateando códigos, eles estão desenhando softwares que atacam a indústria tradicional pelos flancos. Com a ajuda de análises avançadas, ativos virtualizados (p. ex., crowdsourcing (modelo de criação e produção coletiva) match making (encontros virtuais) e inventário virtual), e modelos de go-to-market (varejo) completamente digitalizados, estes novos operadores digitais podem operar de forma mais rápida, mais inteligente e com um custo mais eficiente que os atuais jamais poderão igualar.  

Geralmente, os hoodie guys não buscam seu negócio na totalidade, somente os nichos com maior lucratividade. Provavelmente você já deduziu que estes hoodie guys estão por trás do sucesso de Uber, AirBnb, Facebook, Google, eBay, Amazon, Alibaba, Napster, iTunes, etc. Os hoodie guys são responsáveis por ter eliminado milhares de operadores do mercado ou, pelo menos, de tê-los forçado a pensar seriamente em seus modelos de operações e negócios. 

Como você evitaria que estes hoodie guys prejudiquem seu negócio? Não pode. Mas você pode se tornar um hoodie guy. Porém isto requer visão, coragem, novas habilidades e perseverança. Isto é uma caminhada, não uma corrida de velocidade (embora, no amibiente ágil que vivemos, uma série de corridas rápidas é exatamente o que você vai precisar fazer!). Porém, acima de tudo, a digitalização requer uma mudança de mentalidade: porque no futuro não existirá nenhum negócio fora do perfil digital. Portanto, vista seu hoodie e mãos à obra!


Blogger

Jani Puroranta

Chief Digital Officer

Seus comentários são bem-vindos
O que fazemos

Metso no Facebook

Metso no Twitter